A língua é responsável por diversas funções e é um órgão muito importante no processo de digestão. Além disso, suas papilas gustativas são responsáveis pelo sabor, textura e temperatura daquilo que está entrando na cavidade bucal. No entanto, a membrana desse órgão é caracterizada por sua sensibilidade. Por isso é comum que pacientes tenham a sensação dela estar cortada após comer alguns alimentos, como o abacaxi. Mas, porque isso acontece? Veja as explicações da dentista Andréia Dahdal sobre esse assunto.

Conheça os problemas que podem acontecer na língua

Muitas pessoas se preocupam somente com os dentes e gengiva, mas a língua também é um importante elemento para a saúde bucal. Alguns problemas também podem afetar essa região e causar bastante incômodo. “Existem casos específicos em que a ardência pode estar associada a outros fatores, como uso de medicamentos, deficiências nutricionais, alterações hormonais, quadros de depressão ou até por diminuição de fluxo salivar”, explica a profissional. Além disso, vale destacar que a redução da saliva pode ser resultado da desidratação da mucosa, que acaba favorecendo o aparecimento de lesões na área e hipersensibilidade. A sensação de queimação na língua é algo comum de acontecer, seja provocada por um líquido ou alimento muito quente em contato com a mucosa

O que causa sensação de língua cortada?

Você já comeu algum alimento cítrico, como o abacaxi, e após isso ficou com a sensação de ter cortado a língua? Isso se explica pela acidez da fruta. “O abacaxi contém grande concentração de uma enzima chamada bromelina, com capacidade de degradar proteínas, podendo agir sobre as nossas células e promover a sensação de dor e ardor”, esclarece a dentista. Esse quadro, portanto, é muito comum de acontecer. “Especialmente se a fruta não estiver bem madura ou se for ingerida em excesso”, acrescenta Andréia. Para a maioria dos casos, essa sensação de irritação no local é passageira. Além disso, pacientes que possuem a língua com uma anatomia mais favorável a fissuras são os principais a terem essa sensação.

Saiba como tratar língua cortada

Ao sentir a língua cortada, é importante tomar alguns cuidados para evitar o aparecimento de outras lesões, como aftas e úlceras por exemplo. “Beber água fria, evitar temperos fortes e sal em excesso e manter uma alimentação leve são cuidados importantes para aliviar os sintomas iniciais”, indica a odontologista. Em quadros mais severos, o profissional pode receitar o uso de medicações, para controlar a dor e inflamação.

De acordo com Andréia, outra possibilidade é a aplicação de laser de baixa potência para ação analségica e, também, estimular a reparação do tecido. “Além desses cuidados, vale lembrar que a higiene é muito importante para que o meio bucal esteja favorável para a cicatrização: use uma escova macia, um creme dental de baixa abrasividade e não esqueça o fio dental”, finaliza.