Quando somos pequenos, nos ensinam a escovar os dentes depois de comer, mas não costumam especificar quanto tempo após a refeição isso deve ser feito. Por isso, muita gente tem o hábito de terminar o prato e correr direto para o banheiro realizar essa higiene, acreditando estar fazendo o melhor para seu sorriso. Mas não é bem assim! A estomatologista e especialista em patologia dental Liana França explica por que 30 minutos após as refeições é o tempo ideal para essa limpeza.

Escovação após as refeições é o ideal

Quando acordamos, antes de dormir... Estamos acostumados a escovar os dentes nesses momentos. No entanto, isso não é o suficiente para manter uma saúde bucal perfeita. “A escovação deve ser realizada sempre após a refeições”, esclarece a profissional. E comer fora de casa não é uma desculpa! Se você costuma almoçar na rua, por exemplo, você pode - e deve - carregar um kit de higiene bucal. Assim, você vai estar sempre com seu sorriso limpo, sem nenhum imprevisto!

Por que é importante fazer a limpeza nesse momento?

Já sabemos, então, que a escovação deve ser realizada depois de comer. Mas você por quê? “A importância é retirar os resíduos alimentares presentes na boca que podem servir de substrato para as bactérias causadoras da cárie dentária e da doença periodontal”, explica a profissional. Então nada de preguiça! Se deixarmos esse hábito de lado, os prejuízos para os nossos dentes podem ser grande.

30 minutos após as refeições é o tempo ideal para a escovação

O curioso dessa história é que, ao contrário do que a maioria das pessoas costuma pensar, o ideal não é escovar os dentes imediatamente após as refeições. Você deve, na verdade, esperar 30 minutos após ter comido para realizar a higiene bucal! “Isso é necessário para equilibrar o pH bucal”, explica ela.

Isso porque, escovar os dentes imediatamente após as refeições, principalmente se tiver consumido alimentos mais ácidos ocasiona alguns problemas. “O pH bucal ajuda a manter o equilíbrio da microbiota bucal. Quando ele fica ácido aumenta as chances de proliferação de bactérias que podem causar a cárie dentária”, explica ela.

Como consequência disso também temos a erosão dentária. Isso acontece porque, ao escovar os dentes antes de deixar a saliva agir neutralizando os ácidos, eles podem ser espalhados pela superfície dentária, causando esse problema.