Evitar uma visita ao dentista pode resumir em muitos problemas, ainda mais quando essa ausência é acompanhada por uma higiene bucal incorreta. Existem muitos procedimentos odontológicos que os pacientes temem, como o tratamento de canal. Mas fique sabendo que ele só pode trazer coisas boas para o seu sorriso e livrar o dente lesionado de uma possível extração. A especialista Sofia Cabaleiro lista quatro motivos da necessidade de um tratamento como esse.

Acaba com as lesões cariosas mais profundas

Sabe quando você está com cárie, mas mesmo assim evita de ir ao dentista para tratar? A cárie não some com o tempo e só tende a piorar com o passar dos dias. Essa lesão atinge níveis profundos e contamina a parte viva do dente, chamada de polpa. "A cárie é causada por bactérias, e são elas as responsáveis por essa contaminação que podem gerar dor, sensibilidade ou desencadear uma necrose dessa polpa causando, além da dor, um possível inchaço na região", explica Sofia. Fazendo um tratamento de canal, o paciente se livra da lesão e dos incômodos e recupera o dente.

Impede a possível queda do dente

Fazer canal trata das lesões e doenças que afetam o nervo do dentes, chamado de polpa. Isso inclui alguma forma de trauma como quedas, fraturas e acidentes que acometem a face. "Existem outros motivos menos comuns que seria a presença de cistos ou outras patologias que podem comprometer a vitalidade do dente, e nesses casos, o tratamento de canal poderá ser requisitado", esclarece a profissional. Sendo assim, o procedimento é capaz de manter a vitalidade do seu dente e evitar a extração deste parceiro bucal tão importante.

O dente recebe sua capacidade funcional de volta

Saborear aquele prato de comida que você tanto gosta sem medo de sentir dor é uma das muitas vantagens de fazer o procedimento de canal. Após o tratamento, se você seguiu todas as recomendações do seu dentista, voltará a fazer coisas que seu dente afetado não podia antigamente. Todo o tratamento aliado a uma restauração devolve capacidade funcional do dente de volta e todos os seus momentos mais felizes também.

Você aprende a cuidar melhor do seu sorriso

Depois de uma situação dessas é sempre bom aprender a dar valor aos nossos dentes. E o melhor jeito de fazer isso é praticando todos os cuidados para evitar outras complicações. Sofia dá a dica. "A prevenção mais eficaz é ter uma boa higienização bucal e idas regulares ao seu dentista". Não esqueça de escovar os dentes após as refeições com um creme dental anti-açúcar para não se preocupar com futuras lesões, e use sempre o fio ou fita dental mais indicado para os seus dentes. Seu sorriso ficará mais radiante e cheio de saúde!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sofia Cabaleiro - Endodontista
Belo Horizonte, MG
CRO-MG: 34919