A ONG Turma do Bem é cheia de histórias legais e transformadoras. O trabalho é feito por pessoas superdispostas a ajudar o próximo. Assim aconteceu com o profissional Leonardo Costa. Afinal, não foi à toa que ele já ficou entre os 5 Melhores Dentistas do Mundo e se tornou Embaixador dos Dentistas do Bem. Desde 2013, ele participa das edições do Megatriagem e tem muita história boa pra contar. Conheça um pouco mais sobre ele aqui no Sorrisologia.

O início de sua trajetória

Tudo começou em 2010 em um congresso de Odontologia em Salvador, na Bahia. Leonardo avistou um rosto conhecido e, curioso, foi descobrir quem era. Então, ele ouviu: "Sou Fábio Bibancos, presidente da Turma do Bem". Na mesma hora, não pensou duas vezes. "Foi assim que me cadastrei e passei a ser um Dentista do Bem". Depois disso, a história dele mudou. "Em 2011 fiquei entre os 5 Melhores do Mundo, algo inesperado, e desde então estou entre os Embaixadores dos Dentistas do Bem. No ano passado mais uma vez fiquei entre os 5 melhores, o que me deixou muito feliz".

Na faculdade de Odontologia

Antes de iniciar os estudos no curso superior, Leonardo nunca imaginou em ser dentista. Mas logo que entrou na faculdade, o profissional conta que ficou apaixonado pelas aulas e garante que não se arrepende da escolha que fez. "Não me vejo fazendo outra coisa". Formado há 16 anos e um grande integrante da Turma do Bem, ele revela ao Sorrisologia sua meta profissional e de vida. "Meu objetivo é transformar muito mais do que sorrisos, é transformar vidas através da profissão que me escolheu".

A importância da Megatriagem

O evento tem um significado ímpar para Leonardo, que até hoje lembra da sua primeira Megatriagem. "Foi incrível. Fizemos uma festa e estava lotada. A energia do evento contagiava a todos na Escola Órfãos de São Joaquim". O dentista conta que, neste dia, mais de 400 jovens foram triados e outros 100 selecionados para o acompanhamento e atendimento odontológico até completarem 18 anos. "A Megatriagem é importante, pois permite que jovens carentes que não têm acesso a serviços odontológicos, possam ter a chance de chegar à cadeira do dentista e com isso não terem mais problemas bucais".

A meta é superar expectativas

Desde 2013 Leonardo participa da Megatriagem. Como voluntário, ele afirma que é uma responsabilidade e tanta assumir tal evento, mas garante que no fim tudo vira uma bela festa. "As expectativas são as melhores, sempre quis fazer um evento no Pelourinho, pois acho o local incrível e fica em uma parte muito pobre de nossa cidade", finaliza o dentista que espera fazer junto com sua equipe uma linda celebração, com muitos jovens triados.