Você está escovando seus dentes quando repara em algo escuro no seu dente. Olhando mais de perto, percebe se tratar de um ponto preto, só que a escovação não o elimina de jeito nenhum! “Estou com cárie!” é a primeira coisa que passa pela sua cabeça, e você já começa a pensar nas consequências que esse problema pode resultar. Mas será que esse sinal só pode significar essa doença, ou também pode ser indicador de outros quadros? Veja o que odontologistas falam sobre o assunto!

Ponto preto no dente necessariamente é cárie?

A resposta para essa questão é: não! Nem sempre um pontinho preto nos dentes quer dizer cárie. Ele pode sim ser um indicador dessa doença, mas também é possível que ele seja resultado de outros quadros. Por isso, em vez de ficar se preocupando sem saber o motivo, consulte seu dentista o quanto antes. “Quando surgir a dúvida, o ideal é procurar um profissional capacitado para qualquer esclarecimento”, orienta Igor Bittencourt.

O que pode ser um ponto preto no dente?

Tudo bem, então nem sempre um ponto preto quer dizer cárie, mas afinal, que outros quadros ele pode indicar? A odontologista Vânia Côrtes esclarece essa questão. “Esse sinal pode ser apenas um alimento preso na fissura do dente, uma pigmentação de corantes de alimentos ou de medicamentos, ou pode ser também uma mancha por bactérias cromogênicas”, afirma ela.

De qualquer forma, mesmo que você não esteja com cárie é importante que procure seu dentista para avaliar sua saúde bucal e tomar os cuidados necessários. Muitas vezes, é bem difícil diferenciar o tipo de mancha, e apenas um profissional capacitado poderá entender do que se trata. “Só ele pode avaliar clinicamente, e se necessário, pedir exames complementares, como o raio X, por exemplo”, reforça Igor.

O que deve ser feito nesses casos?

Caso o ponto preto realmente signifique cárie, ela deverá ser tratada o mais rápido possível. O melhor jeito de resolver esse problema é por meio da restauração, processo no qual ela é retirada com uma técnica mecânica e é escolhido o melhor material para restaurar o dente afetado. Se ela não for tratada a tempo, irá evoluir, e a melhor opção nesse caso poderá ser as porcelanas, que têm uma resistência maior.

Por outro lado, se o ponto preto não for sinal de cárie, deverá ser avaliado o que o ocasionou e qual o melhor tratamento nesse caso. Em algumas situações ele pode ser bem mais simples! “Se forem manchas por bactérias cromogênicas ou por corantes de alimentos ou medicamentos, normalmente é removido com uma profilaxia profissional”, finaliza Vânia.

Este artigo tem a contribuição dos especialistas:

Vânia Côrtes - Especialista em Odontopediatria
Curitiba - PR

CRO PR 14.282

Igor Bittencourt - Especialista em Periodontia
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 43319