Talvez, sorrir te traz um certo desconforto e nem é por causa dos seus dentes, mas das suas bochechas. O excesso do tecido pode deixar muita gente insatisfeita a ponto de afetar a autoestima. A boa notícia é que a Odontologia também tem solução para isso. Conhecida como bichectomia, a cirurgia caracteriza-se pela retirada das bolas de bichat, localizadas bem abaixo da maçã do rosto. Apesar de ser um procedimento bem seguro e super indicado pelos dentistas, muitas pessoas têm dúvidas sobre sua realização. O especialista Johnathan Marcondes esclarece todas as questões.

O procedimento é feito no consultório dentário?

Não é preciso sair da cadeira do dentista para fazer a bichectomia. A cirurgia é muito simples. Realizado no próprio consultório odontológico, o procedimento leva de 30 a 40 minutos, dependendo do profissional e da sua experiência. “A cirurgia é realizada através de uma anestesia local. Depois, é feito um pequeno corte de cada lado da bochecha, por dentro da boca, local que será removida a bola de bichat”. Por ser uma cirurgia interna, não é preciso se preocupar com cicatrizes.

O paciente sente dor durante a cirurgia?

Johnathan explica que o paciente não sente dor devido à anestesia. Em alguns casos específicos, o dentista pode recomendar uma medicação para o paciente ficar mais relaxado durante a cirurgia. “A maior parte dos pacientes não precisa de sedação, sendo assim ficam acordados durante todo o procedimento. Aqueles que preferem dormir, podemos fazer uso de medicamentos para este fim”.

O pós-operatório costuma ser tranquilo?

O especialista costuma comparar o pós-operatório da bichectomia com o da cirurgia de extração dos sisos. Neste período de recuperação, é importante que o paciente não faça exercícios físicos, mantenha uma alimentação pastosa e líquida e pratique uma boa higiene bucal. O maior incômodo nesta fase é o inchaço que ocorre na região. “Pode durar de dois a quatro dias, mas são usadas medicações e faixas de compressão para diminuir o desconforto”.

O resultado final pode ser visto logo após a cirurgia?

O resultado definitivo não é visto logo após a cirurgia, mas o paciente já nota uma diferença no volume das bochechas. Em média, o resultado final ocorre dentro de três meses. De uma maneira geral, a bichectomia é uma técnica segura, mas o paciente deve optar por um cirurgião dentista capacitado e habilitado. “Feito da maneira correta e o paciente seguindo todas as recomendações, será sempre um sucesso e com resultados excelentes”.