Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
03.03.2021

Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?

A pasta de dente para gengivite é uma das principais formas de tratar a doença. Saiba como escolhê-la e incluí-la na sua rotina de higiene bucal!
A pasta de dente para gengivite é uma das principais formas de tratar a doença. Saiba como escolhê-la e incluí-la na sua rotina de higiene bucal!

Só quem já sofreu com a gengivite sabe o quanto ela pode ser incômoda. Caracterizada por uma inflamação primária na gengiva, ela pode evoluir rapidamente para uma periodontite, infecção de maior gravidade, se não for tratada a tempo. Para cuidar da gengivite, a higiene bucal pode e deve ajudar, cumprindo papel fundamental no tratamento da inflamação. Mas qual é o melhor pasta de dente para tratar esse problema? Confira tudo sobre isso!

Pasta de dente para gengivite deve conter substâncias específicas além do flúor

Quando falamos sobre tratar a gengivite, o principal fator que deve estar presente é a ação antibacteriana. Isso porque é a placa bacteriana que desenvolve inflamações na gengiva, juntamente com a formação do tártaro. Com a higiene bucal diária, o produto remove e impede a formação do biofilme e protege a gengiva de doenças bucais, como a gengivite e a periodontite. Para isso, o produto deve ter substâncias ajudam a combater as bactérias responsáveis pela inflamação na gengiva. É ideal que o produto também contenha flúor, para impulsionar ainda mais a limpeza.

Higiene bucal deve ser completa para conter o problema

Por mais que a pasta de dente possa ser uma poderosa aliada no tratamento de problemas gengivais, uma higiene bucal completa é imprescindível para tratar a gengivite. Após uma escovação vigorosa, é importante fazer uso do fio dental e de um enxaguante bucal antisséptico para eliminar todas as possíveis bactérias da boca e evitar também a formação de cáries e o surgimento do tártaro nos dentes. Uma dica é usar um enxaguante bucal que ajuda a prevenir a placa bacteriana, reduzindo as bactérias que causam a gengivite e combater o mau hálito.

A melhor prevenção é a rotina de higiene bucal

A gengivite é muito desconfortável, mas com os hábitos certos dá para prevenir e manter o sorriso sempre saudável. A escolha da escova de dentes, por exemplo, é algo importante: para não ferir a gengiva, o recomendado é que a escova seja de cerdas macias e com a cabeça curta: só assim ela vai poder atingir todas as áreas da boca e fazer uma limpeza profunda e completa. O uso constante do fio dental também é importante, a fim de evitar que a placa bacteriana se instale na gengiva. Mantendo uma rotina adequada de cuidados com a higiene bucal, é bem possível que a gengivite não tenha vez. Porém, se durante a higiene sua gengiva permanecer sangrando com frequência ou se mostre sensível à escovação, não hesite em procurar o seu dentista.

Mais Matérias: Gengivite
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Gengivite
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Atire a primeira pedra quem nunca confundiu gengivite com periodontite ou vice-versa. Caracterizadas por sintomas similares, como gengiva inflamada, inchaço e sangramento, essas doenças que atingem o tecido gengival ainda geram uma série de dúvidas entre os pacientes. Afinal, gengivite e periodontite são a mesma...
Como a escova de dentes elétrica pode prevenir gengivite?
Gengivite
Como a escova de dentes elétrica pode prevenir gengivite?
A gengivite é uma doença bucal que atinge o tecido gengival e pode causar uma série de incômodos, incluindo sangramento, inchaço e vermelhidão. Apesar de ser um quadro bastante comum, existem alguns cuidados simples e diários com a sua higiene bucal que podem fazer toda a diferença e...
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas desse sintoma
Gengivite
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas...
Lidar com a gengiva sangrando pode até ser uma situação comum, mas é sempre um alerta...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Gengiva sangrando: o que pode ser? Dentista revela 6 motivos por trás do quadro
Gengivite
Gengiva sangrando: o que pode ser? Dentista revela 6 motivos por trás do quadro
Notar a gengiva sangrando é um quadro mais comum do que se imagina. Ainda assim, é importante...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Gengivite tem cura? Especialista explica como lidar com o problema
Gengivite
Gengivite tem cura? Especialista explica como lidar com o problema
A gengivite é uma doença bucal mais comum do que se imagina e que pode surgir em qualquer idade....
com a participação de:
Maurício Duarte da Conceição
CRO-SP: 34.205
Gengiva inflamada por causa da prótese dentária: como tratar? Dentista explica todos os cuidados para acabar com o problema
Gengivite
Gengiva inflamada por causa da prótese dentária: como tratar? Dentista explica todos os...
Sua gengiva está inflamada? Esse problema é muito comum em pessoas que não praticam uma boa...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419