Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
30.07.2020

Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção

  Vá ao dentista, explique o que você está sentindo e o que você acha que vem causando essas dores. O profissional vai ajudá-lo a controlar o bruxismo indicando alguns cuidados.
Acompanhe o passo a passo 1/5
1 Vá ao dentista, explique o que você está sentindo e o que você acha que vem causando essas dores. O profissional vai ajudá-lo a controlar o bruxismo indicando alguns cuidados.
 Faça uma placa de bruxismo e use-a para evitar o desgaste dos dentes, dores de cabeça e outros incômodos que esse problema pode causar. Ela funciona como um escudo de proteção temporário até você conseguir controlar o que está motivando o apertamento dental.
Acompanhe o passo a passo 2/5
2 Faça uma placa de bruxismo e use-a para evitar o desgaste dos dentes, dores de cabeça e outros incômodos que esse problema pode causar. Ela funciona como um escudo de proteção temporário até você conseguir controlar o que está motivando o apertamento dental.
  Comece a fazer terapia. Os problemas emocionais são os maiores causadores do bruxismo, então para controlar a disfunção, é preciso cuidar da sua saúde mental e ninguém melhor do que um psicólogo para ajudar a lidar com essa questão.
Acompanhe o passo a passo 3/5
3 Comece a fazer terapia. Os problemas emocionais são os maiores causadores do bruxismo, então para controlar a disfunção, é preciso cuidar da sua saúde mental e ninguém melhor do que um psicólogo para ajudar a lidar com essa questão.
  Pratique pelo menos uma atividade física. Exercícios são excelentes para aliviar o estresse, além de auxiliar na produção de endorfina - o famoso hormônio do bem-estar.
Acompanhe o passo a passo 4/5
4 Pratique pelo menos uma atividade física. Exercícios são excelentes para aliviar o estresse, além de auxiliar na produção de endorfina - o famoso hormônio do bem-estar.
 Se possível, aposte em tratamentos complementares que ajudam a aliviar a tensão dos músculos do maxilar, como a aplicação de toxina botulínica.
Acompanhe o passo a passo 5/5
5 Se possível, aposte em tratamentos complementares que ajudam a aliviar a tensão dos músculos do maxilar, como a aplicação de toxina botulínica.
  •   Vá ao dentista, explique o que você está sentindo e o que você acha que vem causando essas dores. O profissional vai ajudá-lo a controlar o bruxismo indicando alguns cuidados.
  •  Faça uma placa de bruxismo e use-a para evitar o desgaste dos dentes, dores de cabeça e outros incômodos que esse problema pode causar. Ela funciona como um escudo de proteção temporário até você conseguir controlar o que está motivando o apertamento dental.
  •   Comece a fazer terapia. Os problemas emocionais são os maiores causadores do bruxismo, então para controlar a disfunção, é preciso cuidar da sua saúde mental e ninguém melhor do que um psicólogo para ajudar a lidar com essa questão.
  •   Pratique pelo menos uma atividade física. Exercícios são excelentes para aliviar o estresse, além de auxiliar na produção de endorfina - o famoso hormônio do bem-estar.
  •  Se possível, aposte em tratamentos complementares que ajudam a aliviar a tensão dos músculos do maxilar, como a aplicação de toxina botulínica.

Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente. Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso de bruxismo. Embora não tenha uma cura para esse problema, é possível controlar a disfunção com uma série de cuidados e mudanças de hábitos. O Sorrisologia explicou como funciona o passo a passo do tratamento

A origem do bruxismo: entenda o que causa a disfunção

Algumas pessoas não sabem, mas o bruxismo normalmente é fruto de um problema emocional, como estresse, ansiedade e a depressão. É como se o paciente concentrasse toda a tensão nos dentes, dando origem ao hábito de ranger ou apertamento deles. Esta atividade parafuncional é realizada pelos músculos da mastigação e, por não apresentar nenhuma função, pode trazer diversas consequências para o paciente, como lesões orofaciais, desgastes dentários, lesão periodontal, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e dor muscular. Outro motivo do bruxismo está ligado à um distúrbio de sono, como apneia e insônia - neste caso, a pessoa costuma ranger os dentes durante à noite. 

Tratamento: dentistas recomendam a placa de bruxismo

Um dos tratamentos mais recomendados pelos dentistas para proteger os dentes das complicações do bruxismo é o uso da placa de mordida ou miorrelaxante. O aparelho desempenha o papel de proteção sobre os dentes, permitindo um relaxamento muscular progressivo. O placa funciona como um dispositivo móvel que se ajusta perfeitamente sobre a superfície dos dentes. Ela é resistente, geralmente confeccionada com resina acrílica e fica posicionada na arcada dentária superior.

A placa de bruxismo é a única solução para o problema?

Embora seja eficaz para prevenir as dores, desgastes dos dentes, do esmalte e outros incômodos vindos do bruxismo, a placa não é a solução dos problemas emocionais que causam a disfunção. O objetivo desse apetrecho é proteger os dentes das consequências da atividade parafuncional, que é o hábito de ranger, mas não trata a ansiedade, o estresse, a insônia ou outro problema psicológico que vem abalando sua saúde mental. Sendo assim, além da placa, para controlar o bruxismo você também precisa fazer terapia, começar uma atividade física ou fazer algum exercício que ajuda a amenizar o estresse da sua rotina. 

Seguindo esse tratamento multidisciplinar à risca, você vai parar de ranger os dentes e, consequentemente, de sentir dores, tornando o uso da placa totalmente dispensável. 

5 dicas para controlar o bruxismo 

1. Vá ao dentista, explique o que você está sentindo e o que você acha que vem causando essas dores. O profissional vai ajudá-lo a controlar o bruxismo indicando alguns cuidados.

2. Faça uma placa de bruxismo e use-a para evitar o desgaste dos dentes, dores de cabeça e outros incômodos que esse problema pode causar. Ela funciona como um escudo de proteção temporário até você conseguir controlar o que está causando o apertamento dos dentes.

3. Comece a fazer terapia. Os problemas emocionais são os maiores causadores do bruxismo, então para controlar a disfunção, é preciso cuidar da sua saúde mental e ninguém melhor do que um psicólogo para te ajudar a lidar com essa questão.

4. Pratique pelo menos uma atividade física. Exercícios são excelentes para aliviar o estressa, além de auxiliar na produção de endorfina - o famoso hormônio do bem-estar.

5. Se possível, aposte em tratamentos complementares que ajudam a aliviar a tensão dos músculos do maxilar, como a aplicação de toxina botulínica.

Mais Matérias: Passo a passo
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental e conheça outras técnicas
Passo a passo
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental...
Na hora de realizar a higiene bucal , você já deve ter notado que alguns espaços podem...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Como tirar um abscesso no dente? Dentista explica o passo a passo desse procedimento odontológico
Passo a passo
Como tirar um abscesso no dente? Dentista explica o passo a passo desse procedimento odontológico
O abscesso dentário causa muitos incômodos bucais . Além da dor de dente, essa infecção pode deixar a gengiva inchada e, quando não é tratado, acaba resultando mesmo na extração do elemento. Para que isso não aconteça, é importante procurar um dentista para que ele...
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista
Passo a passo
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de...
Não existe nada tão incômodo quanto sentir uma dor de dente . O problema é uma das...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Passo a passo
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Aquele sangramento com certa frequência ao escovar os dentes pode ser um sinal de que, sim, você está com gengivite. A doença, causada por acúmulo de placa bacteriana, é apenas o início de outras e maiores inflamações periodontais que podem surgir e, por isso, deve ser tratada o quanto antes....
Passo a passo de como higienizar o aparelho invisível: conheça a técnica completa de limpeza desse utensílio
Passo a passo
Passo a passo de como higienizar o aparelho invisível: conheça a técnica completa de...
Graças aos avanços da ortodontia , existem muitos tipos de aparelhos que ajudam a melhorar o...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e a periodontite
Passo a passo
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e...
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal . Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Você já passou por esse...