Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
02.06.2020

Passo a passo de como higienizar o aparelho invisível: conheça a técnica completa de limpeza desse utensílio

 Com cuidado, remova o aparelho da boca.
01
  Faça a higiene dos seus dentes como de costume, usando escova, pasta de dentes e o fio dental.
02
  Escove o aparelho invisível com uma escova de dentes com cerdas macias. Não precisa usar um creme dental para não danificar o aparelho.
03
  Em seguida, lave com água corrente para remover qualquer sujeira.
04
  Guarde o aparelho na caixinha para não perder ou quebrar.
05

Expert

Vinícius Barçal

Vinícius Barçal

CRO-RJ: 3979-7

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Dentística e Procedimentos Restaurados Estéticos pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Capacitado em Toxina Botulínica e Preenchedores Odontológicos, tem ampla experiência e atuação na área de Odontologia, com ênfase em Reabilitação e Estética Orofacial. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Materiais Dentário da FOP - UNICAMP.

Graças aos avanços da ortodontia, existem muitos tipos de aparelhos que ajudam a melhorar o posicionamento dos dentes. Além do tradicional composto por braquetes, ferrinhos e borrachas, também temos os mais simples e modernos, o modelo mais tecnológico é o alinhador, também chamado de aparelho invisível. Muita gente ainda tem dúvidas sobre os cuidados e higiene que devemos ter com esse utensílio. O Sorrisologia entrevistou o especialista em dentística Vinícius Barçal, que explicou o passo a passo de como realizar essa limpeza.

O que é um aparelho invisível e para que serve?

De acordo com o dentista, os alinhadores (aparelhos invisíveis) são aparelhos ortodônticos imperceptíveis, cômodos e muito eficazes. Eles conseguem solucionar alguns problemas presentes no sorriso, como: "Más oclusões dentárias, dentes mal posicionados, espaçamento entre os dentes. Entretanto, não é capaz de resolver todos os problemas de más oclusões dentárias que um aparelho ortodôntico fixo convencional pode realizar", esclareceu.

Os benefícios do aparelho invisível

- Não causa dor ou desconforto;

- Não possui fios ou pontas;

- Em alguns casos específicos, pode trazer um resultado mais rápido;

- Não muda o visual do seu sorriso;

Além do fator estético, outra grande vantagem dos alinhadores é que eles são removíveis, facilitando a higienização do aparelho, assim como a escovação dos dentes e o uso do fio dental.

Como limpar o aparelho invisível?

A higienização do aparelho é fundamental, para evitar que se forme acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, o surgimento de outros problemas dentais. Para isso, o dentista Vinícius indica duas formas de realizar uma boa higienização dos aparelhos do tipo alinhadores estéticos:

1ª) A primeira e mais simples, é através de escovação. "Remova o aparelho da boca, faça a higiene dos seus dentes, em seguida escove o aparelho e lave com água corrente, antes de colocá-lo novamente", detalhou. No entanto, nunca use pastas de dente para escovar o seu aparelho, elas são abrasivas e podem danificá-lo, criando micro poros onde as bactérias se instalam.

2ª) Outra forma de higienizar é utilizando um aparelho ultrassônico. "A cuba ultrassônica deve ser enchida com água limpa e as ondas emitidas através do líquido farão a remoção de todos os resíduos dos aparelhos", indicou.

Vale ressaltar que para ambas as técnicas, não se deve utilizar água quente, o calor pode amolecer e destorcer o plástico de que é feito o aparelho, opte sempre por água a temperatura ambiente.

Como não é indicado fazer refeições utilizando os aparelhos, a limpeza dos mesmos pode ser feita 1 vez ao dia. Porém se por distração comer ou beber algo com o aparelho, limpe-o imediatamente.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal - Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 3979-7

Mais Matérias: Passo a passo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Passo a passo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Passo a passo
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Aquele sangramento com certa frequência ao escovar os dentes pode ser um sinal de que, sim, você está com gengivite. A doença, causada por acúmulo de placa bacteriana, é apenas o início de outras e maiores inflamações periodontais que podem surgir e, por isso, deve ser tratada o quanto antes....
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e a periodontite
Passo a passo
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e...
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal . Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Você já passou por esse...
Como desinfetar a escova de dentes: dentista ensina o passo a passo
Passo a passo
Como desinfetar a escova de dentes: dentista ensina o passo a passo
Quando se trata de escova de dentes , é comum que as pessoas pensem que apenas um pouco de água...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Obturação quebrada: conheça o passo a passo para refazer o tratamento dental
Passo a passo
Obturação quebrada: conheça o passo a passo para refazer o tratamento dental
O tratamento de restauração dentária é o mais indicado para os pacientes com...
com a participação de:
Joaquina Santos Diniz
CROSP 115.367
Como funciona o tratamento ortodôntico? Confira o passo a passo e esclareça as suas dúvidas com a especialista
Passo a passo
Como funciona o tratamento ortodôntico? Confira o passo a passo e esclareça as suas...
Antes de iniciar o tratamento ortodôntico , é comum ter uma série de dúvidas em...
com a participação de:
Andréia Cotrim Ferreira
CRO-SP: 39000