Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
19.03.2021

Passo a passo da limpeza da língua: saiba como higienizar a região e eliminar a saburra lingual

  Inicie a limpeza da língua depois do uso do fio dental e antes da escovação dos dentes. Dessa forma, é possível evitar que o creme dental dificulte a remoção da saburra lingual - que é aquela camada branca onde ficam as bactérias e os restos alimentares.
Acompanhe o passo a passo 1/4
1 Inicie a limpeza da língua depois do uso do fio dental e antes da escovação dos dentes. Dessa forma, é possível evitar que o creme dental dificulte a remoção da saburra lingual - que é aquela camada branca onde ficam as bactérias e os restos alimentares.
  Antes de iniciar a limpeza da língua, coloque-a exageradamente para fora da boca e estabilizá-la com uma gaze.
Acompanhe o passo a passo 2/4
2 Antes de iniciar a limpeza da língua, coloque-a exageradamente para fora da boca e estabilizá-la com uma gaze.
 Na hora de escovar a língua, comece pela parte de trás em direção à ponta da região. Passe o raspador de língua duas vezes, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Se necessário, realize o movimento até eliminar toda a camada branca da língua. Mas lembre-se: não é necessário aplicar força nos movimentos.
Acompanhe o passo a passo 3/4
3 Na hora de escovar a língua, comece pela parte de trás em direção à ponta da região. Passe o raspador de língua duas vezes, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Se necessário, realize o movimento até eliminar toda a camada branca da língua. Mas lembre-se: não é necessário aplicar força nos movimentos.
  Depois disso, basta continuar a rotina de escovação dos dentes normalmente, incluindo o uso de uma escova de dentes com cerdas macias e enxaguante bucal.
Acompanhe o passo a passo 4/4
4 Depois disso, basta continuar a rotina de escovação dos dentes normalmente, incluindo o uso de uma escova de dentes com cerdas macias e enxaguante bucal.
  •   Inicie a limpeza da língua depois do uso do fio dental e antes da escovação dos dentes. Dessa forma, é possível evitar que o creme dental dificulte a remoção da saburra lingual - que é aquela camada branca onde ficam as bactérias e os restos alimentares.
  •   Antes de iniciar a limpeza da língua, coloque-a exageradamente para fora da boca e estabilizá-la com uma gaze.
  •  Na hora de escovar a língua, comece pela parte de trás em direção à ponta da região. Passe o raspador de língua duas vezes, uma do lado direito e outra do lado esquerdo. Se necessário, realize o movimento até eliminar toda a camada branca da língua. Mas lembre-se: não é necessário aplicar força nos movimentos.
  •   Depois disso, basta continuar a rotina de escovação dos dentes normalmente, incluindo o uso de uma escova de dentes com cerdas macias e enxaguante bucal.

Expert

Ana Elisa da Silva

Ana Elisa da Silva

CRORS 13490

Mestre em Clínica Odontológica; Especialista em Periodontia. Capacitada para o atendimento da Halitose (Mau Hálito); Habilitada em Laserterapia e Profissional Indicada Pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).

Quando se trata de higiene bucal, a limpeza da língua é tão importante quanto a escovação dos dentes. Capaz de remover o acúmulo de placa bacteriana e a saburra lingual, o hábito pode prevenir algumas das piores doenças bucais, como a cárie, tártaro, mau hálito e outras. Mas será que você sabe como escovar a língua? Para te ajudar, o time de Sorrisologia se juntou à especialista em halitose Ana Elisa para montar um passo a passo de como higienizar a região utilizando o raspador de língua e outros produtos indicados para a tarefa. Dá só uma olhada!

Por que é importante realizar a limpeza da língua?

Muito se fala sobre a importância de fazer a limpeza da língua, mas você sabe quais benefícios essa prática pode trazer para sua saúde bucal? De acordo com a especialista, o hábito é fundamental para combater a concentração de saburra lingual. “Na superfície da língua ocorre acúmulo de placa bacteriana e grande produção de compostos sulfurados voláteis, conhecido como enxofre, que causa mau hálito”, explica.

Sendo assim, ao promover a limpeza da língua, é possível manter a saúde bucal em dia e evitar o aparecimento de doenças comuns, como halitose, cáries, tártaro e gengivite. Além disso, a atitude de escovar a língua ajuda a controlar o fluxo salivar e, consequentemente, driblar o surgimento de cáries e outros problemas causados pela alteração do pH da boca e a proliferação de bactérias.

A frequência da limpeza da língua pode variar de acordo com o paciente

Para surpresa de alguns, a limpeza da língua pode variar de acordo com a velocidade de formação da saburra lingual. "Muitas pessoas necessitam de remoção diária, outras podem apenas acompanhar e limpar eventualmente, quando necessário”, revela a profissional. No entanto, de maneira geral, a limpeza da língua costuma ser indicada para todas as vezes em que escovamos os dentes ou pelo menos uma vez por dia, principalmente à noite.

Produtos para limpeza da língua podem tornar o hábito mais prático e eficaz

Você pode até acreditar que as cerdas macias da escova são suficientes para manter a limpeza da língua em dia, mas não é bem assim. “A escova de dentes e o limpador de língua presente nas costas da escova não são adequados, pois não atingem a região mais posterior da língua e não removem adequadamente a saburra lingual”, conta a dentista.

Por isso, o ideal é investir em produtos adequados para realizar a limpeza da região. O limpador e raspador de língua, por exemplo, são ótimas opções. Disponível no mercado em metal e em plástico, com ou sem cerdas, esses instrumentos têm na sua ponta um final arredondado, onde se deve encaixar a língua. Dessa forma, eles possibilitam uma limpeza da língua mais eficaz, já que removem todos os pequenos agentes presentes na área.


Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva - Mestre em Clínica Odontológica; Especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose; Habilitada em laserterapia e profissional indicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose)
CRO-RS: 13490

Mais Matérias: Passo a passo
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental e conheça outras técnicas
Passo a passo
Passo a passo da limpeza entre os dentes: saiba como fazer essa higiene com fio dental...
Na hora de realizar a higiene bucal , você já deve ter notado que alguns espaços podem...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Como tirar um abscesso no dente? Dentista explica o passo a passo desse procedimento odontológico
Passo a passo
Como tirar um abscesso no dente? Dentista explica o passo a passo desse procedimento odontológico
O abscesso dentário causa muitos incômodos bucais . Além da dor de dente, essa infecção pode deixar a gengiva inchada e, quando não é tratado, acaba resultando mesmo na extração do elemento. Para que isso não aconteça, é importante procurar um dentista para que ele...
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de ir ao dentista
Passo a passo
Dor de dente: conheça o passo a passo de como melhorar esse incômodo em casa antes de...
Não existe nada tão incômodo quanto sentir uma dor de dente . O problema é uma das...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Passo a passo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Passo a passo
Passo a passo do tratamento da gengivite: saiba como funciona
Aquele sangramento com certa frequência ao escovar os dentes pode ser um sinal de que, sim, você está com gengivite. A doença, causada por acúmulo de placa bacteriana, é apenas o início de outras e maiores inflamações periodontais que podem surgir e, por isso, deve ser tratada o quanto antes....
Passo a passo de como higienizar o aparelho invisível: conheça a técnica completa de limpeza desse utensílio
Passo a passo
Passo a passo de como higienizar o aparelho invisível: conheça a técnica completa de...
Graças aos avanços da ortodontia , existem muitos tipos de aparelhos que ajudam a melhorar o...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7