Escovar os dentes é uma etapa essencial na nossa higiene bucal. Ela é importante para manter nosso sorriso saudável, e evitar problemas como a cárie, uma das principais doenças bucais. Para realizar essa limpeza, é importante escolher uma escova adequada para você, além de um bom creme dental, e reservar alguns minutinhos depois das refeições para cuidar disso. No entanto, mesmo que você demore bastante tempo escovando os dentes, não quer dizer que você esteja livre de problemas bucais! É preciso que a escovação seja feita com a técnica correta, e escovar por tempo demais pode acabar trazendo prejuízos. A dentista Beatriz Bussab esclareceu essa questão.

Entenda como deve ser feita a higiene bucal

Para uma higiene bucal adequada, que evite problemas para o sorriso, é necessário escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia. No entanto, isso não é o suficiente! “As cerdas da escova não alcançam toda a superfície do dente, sendo necessário o uso do fio dental todos os dias”, afirma a dentista. Dessa forma, é possível manter uma boa saúde bucal e ficar longe de problemas, desde que esses hábitos sejam realizados da maneira correta.

Demorar escovando os dentes quer dizer uma melhor limpeza e proteção?

Você já sabe que precisa escovar os dentes após as refeições para mantê-los saudáveis. Decide então dedicar um logo tempo à escovação, para limpar bem os dentes, durante vários minutos. Muito cuidado! Demorar muito tempo escovando os dentes não é sinônimo de limpeza e proteção para eles. “Uma boa escovação leva em média 2 minutos, com os movimentos corretos e colocando pouca força na escovação”, explica ela. Para uma boa higienização da boca é necessário escovar os dentes e usar o fio dental da forma certa, e não necessariamente por muito tempo.

Como essa demora pode prejudicar o sorriso?

Segundo a profissional, a demora em si pode não ser um problema. “Mas sim a pressão feita da escova sobre o dente, podendo causar um desgaste superficial futuramente”, alerta ela. Por isso, nada de exagerar! Os dois minutos já são suficientes para completar essa atividade. O importante nesse momento é realizá-la com os movimentos corretos, sem aplicar muita força.

Como é uma escovação correta?

A escovação correta, portanto, não precisa demorar mais do que 2 minutos, e deve ser realizada após as refeições, pelo menos 3 vezes ao dia, feita com movimentos suaves de vai e vem. “Sempre incluindo todas as superfícies do dente, gengiva e língua na escovação, para remoção completa do biofilme”, explica a profissional.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Beatriz Bussab - Cirurgiã-dentista
Osasco - SP
CRO-SP 125369