Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

A escova de dente elétrica pode ajudar pacientes com dificuldades durante a higiene bucal? Entenda!

Você sabia que a escova de dente elétrica pode facilitar a sua higiene bucal? Saiba as vantagens dessa ferramenta e como incluí-la na sua rotina!
Você sabia que a escova de dente elétrica pode facilitar a sua higiene bucal? Saiba as vantagens dessa ferramenta e como incluí-la na sua rotina!

Expert

Francine Figueiredo

Francine Figueiredo

CRO: 22744-0

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UNESA; Mestre em Ortodontia pela São Leopoldo Mandic; Professora do curso de Especialização em Ortodontia do Centro Carioca de Reabilitação Oral (CENCRO); Ortodontista credenciada Damon System; Ortodontista credenciada em ortodontia Lingual Sistema Incognito™; Ortodontista credenciada Invisalign; Ortodontista credenciada Esthetic Aligner

Que a escova de dente elétrica pode fazer toda a diferença na higiene bucal não é novidade. Mas, o que poucos sabem é que, ela é a escova de dente mais indicada para pacientes encontram dificuldades ou cometem erros bobos na hora de realizar esse hábito, como aplicar muita força durante a escovação ou não realizar os movimentos necessários. Para entender um pouco mais sobre o assunto, o time de Sorrisologia conversou com a dentista Francine Figueiredo que explicou os motivos da escova de dente elétrica ser considerada a melhor opção.

Como a escova de dente elétrica ajuda na higiene bucal? 

Não importa se você domina a prática de escovar os dentes ou não, cometer erros e deslizes durante a escovação é mais comum do que se imagina. Nesse caso, a escova de dentes elétrica pode ser uma grande aliada para cuidar da saúde do seu sorriso. Fácil e prática, ela não requer esforço durante a limpeza e, por isso, é a escova de dente mais indicada para quem possui dificuldades durante a higiene bucal.

Outra vantagem são as cerdas da escova de dente combinadas aos movimentos rotativos garantem uma escovação mais eficaz e segura.  “É bastante fácil de utilizá-la, além de ser, em alguns casos, até motivadora para o desenvolvimento do hábito”, afirma a especialista. 

Para quais casos a escova de dente elétrica é indicada?

De acordo com Francine, a escova de dente elétrica pode ser indicada para diferentes casos, incluindo pacientes que possuem dificuldades motoras ou problemas periodontais. “Ela é muito eficiente na remoção da placa bacteriana, além de não exigir muito esforço para realizar os movimentos e ter a cabeça bem pequena, ideal para regiões de difícil acesso, como os dentes posteriores”, explica. Além disso, a escova de dente elétrica também pode ser uma importante ferramenta para crianças e idosos que tendem a ter um certo grau de dificuldade para realizar a escovação.

Saiba como usar a escova de dente elétrica: passo a passo

Apesar da escova de dente elétrica ser uma ferramenta bem simples de ser utilizada, é sempre bom ouvir as orientações do seu dentista para garantir uma higiene bucal ainda melhor. Por isso, a Dra. Francine revela a melhor forma de realizar o ritual em apenas quatro passos:

Passo 1) Coloque as cerdas da escova de dente com o creme dental contra a superfície dos dentes antes de ligá-la.

Passo 2) Quando a escova de dente elétrica estiver ligada, movimente-a na parte de fora de todos os dentes.

Passo 3) Depois de escovar toda a área externa, passe para a superfície lingual (de dentro dos dentes inferiores) e palatina (de dentro dos dentes superiores).

Passo 4) Em seguida, escove a superfície oclusal (de mastigação) sem fazer muita força.

Passo 5) Por fim, não se esqueça de escovar a língua. Nesse caso, é importante fazer os movimentos com a escova de dente elétrica de dentro para fora da cavidade bucal.

Os cuidados com a escova de dentes

Assim como a ferramenta tradicional, a escova de dente elétrica também requer uma atenção especial quanto a higienização para garantir sua durabilidade e eficácia. A troca do refil do cabeçote do produto, por exemplo, deve ser feito a cada 3 meses. Além disso, a limpeza de escova de dente elétrica deve ser sempre feita após a escovação. Nesse caso, é necessário enxaguar bem as cerdas da escova de dente para remover todo o creme dental que sobra e guardá-la em posição vertical para secar. Lembre-se: essas ações são fundamentais tanto para uma boa higiene bucal quanto para a manutenção da ferramenta.


Artigo atualizado em 11/03/2021.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Francine Figueiredo - Ortodontista
Rio de Janeiro - RJ
CRO: 22744-0

Mais Matérias: Escova de Dentes Elétrica
Escova de dentes elétrica conectada: saiba como o novo acessório pode contribuir para limpeza dos dentes
Escova de Dentes Elétrica
Escova de dentes elétrica conectada: saiba como o novo acessório pode contribuir para...
A escolha da melhor escova de dentes é sempre uma dúvida entre os pacientes. E não é...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Escova de dentes é tudo igual? Veja as diferenças entre a higiene bucal com o modelo tradicional e elétrico
Escova de Dentes Elétrica
Escova de dentes é tudo igual? Veja as diferenças entre a higiene bucal com o modelo...
A escova de dentes é um acessório fundamental quando o assunto é cuidar da saúde...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Como a escova de dentes elétrica pode prevenir gengivite?
Escova de Dentes Elétrica
Como a escova de dentes elétrica pode prevenir gengivite?
A gengivite é uma doença bucal que atinge o tecido gengival e pode causar uma série de incômodos, incluindo sangramento, inchaço e vermelhidão. Apesar de ser um quadro bastante comum, existem alguns cuidados simples e diários com a sua higiene bucal que podem fazer toda a diferença e...
Como eliminar o tártaro: a escova de dentes elétrica ajuda nesse tratamento?
Escova de Dentes Elétrica
Como eliminar o tártaro: a escova de dentes elétrica ajuda nesse tratamento?
Embora seja um problema silencioso, o tártaro é um verdadeiro inimigo da saúde bucal e pode resultar em uma série de incômodos, como gengivite e periodontite. Além disso, a placa bacteriana endurecida pode provocar aquela coloração amarelada nos dentes , o que compromete a estética do seu...
Escova de dentes elétrica: veja 4 vantagens do acessório para higiene bucal infantil
Escova de Dentes Elétrica
Escova de dentes elétrica: veja 4 vantagens do acessório para higiene bucal infantil
Não é novidade para ninguém que a escova de dente elétrica pode trazer diversos benefícios para saúde bucal. Mas você sabia que esse acessório também pode ser um grande aliado na hora de cuidar do sorriso das crianças? Além de ser uma opção mais atrativa para os...
Os benefícios da escova de dentes elétrica no tratamento ortodôntico
Escova de Dentes Elétrica
Os benefícios da escova de dentes elétrica no tratamento ortodôntico
Quando se trata de higiene bucal, você certamente já deve ter ouvido falar sobre as vantagens da...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380