Às vezes, alguns hábitos corriqueiros do seu dia a dia podem ser os responsáveis por prejudicar sua saúde bucal. E, pode acontecer de você não perceber isso logo no início. Tirar aquele pedaço de carne do dente com o palito parece ser uma ação inofensiva. Ou ainda, beber refrigerante para acompanhar sua refeição. Muitas pessoas podem não saber, mas esses são exemplos que podem provocar problemas bucais. Entenda o que acontece com sua saúde bucal nessas situações e cuide-se.

O palito de dente não é uma boa opção

É comum, principalmente em restaurantes, pegar um palito de mdeira para dar uma “limpadinha”. No entanto, o item não cumpre essa tarefa. Na verdade, o palito empurra o resto de alimento ainda mais ou acaba não alcançando realmente. O movimento de alavanca realizado pode provocar problemas, como mexer um dente. E ainda, o palito pode retirar a camada protetora dos seus dentes, facilitando o aparecimento de bactérias e cáries. Para completar, a falta de atenção enquanto você usa o palito pode resultar em acidentes, como machucar a gengiva com a ponta afiada.

Você pode estar consumindo ácidos sem se dar conta

A erosão ácida é um problema que pode demorar para ser percebido. Ela é resultado da corrosão do esmalte dentário, podendo expor a dentina e causar outras complicações, como a cárie. Na maioria dos casos, esse quadro é provocado pela grande ingestão de bebidas ácidas, comumente consumidas pelos pacientes sem pensarem nessa possível consequência. Os próprios sucos de algumas frutas podem ser esses responsáveis, como os de laranja e limonada. Outro exemplo são os refrigerantes, a bebida favorita de muitos. Eles possuem alto teor ácido, contribuindo para a desmineralização dos dentes.

Não deixe o fio dental de lado na hora da higiene bucal

A escovação sozinha não consegue proteger sua saúde bucal. Para isso, é preciso contar com a ajuda de outros itens, como o fio dental. Apesar de não ser utilizado por muitos pacientes, ele é essencial para a higiene bucal. Usado corretamente, o fio dental consegue alcançar espaço não atingidos pelas cerdas da escova de dentes, removendo a placa bacteriana e restos de alimentos do seu sorriso. E ainda contribui para a limpeza das gengivas.

Porém, quem deixa esse item de lado acabam ficando desprotegido. Dessa maneira, a chance de aparecer alguma doença bucal aumenta consideravelmente, como a gengivite, periodontite, tártaro e cárie. Entendeu a importância dele? Separar uma vez durante o seu dia para usá-lo já é suficiente.