A sensibilidade dentária é aquela dor aguda e bem incômoda que desperta no dente ao ingerir doces e alimentos muito quentes ou gelados. Como o dente fica bem dolorido, recomenda-se evitar estes alimentos, ter mais cuidados na hora da higiene e evitar fazer pressão na escova de dentes, além de outros ponto de atenção. Mas será que o paciente também fica impossibilitado de fazer tratamento dentários nessa época, como o clareamento dental? Ele é feito em uma moldeira com gel clareador e, por vezes, pacientes, mesmo sem a sensibilidade, reclamam de incômodos. Por isso, conversamos com o especialista em visagismo facial Djalma Faria para tirar essa dúvida. Perguntamos também o que os pacientes podem fazer para aliviar essas dores. Confira! :)

‘Tenho sensibilidade nos dentes, posso fazer clareamento?’

O profissional diz que sim! Não há problemas graves para esses casos. Apenas nas situações de hipersensibilidade aguda que o tratamento não é indicado. Mas, pacientes em quadros de sensibilidade controlada, podem sim clarear os dentes em casa. Para isso, ainda assim é muito importante o acompanhamento de um profissional. Na verdade, qualquer tipo de tratamento estético requer a presença do especialista! Nesse caso, o dentista irá avaliar o quadro de sensibilidade do paciente e fazer as recomendações necessárias. Por vezes, é comum desse paciente sentir dores enquanto usa a moldeira com o gel clareador.

O que fazer para aliviar a dor do clareamento dental?

Com todos os avanços da tecnologia, o paciente já consegue aliviar algumas dores presentes no tratamento. O especialista recomenda o uso do gel regenerador diário, que diminui e, em alguns casos, elimina o incômodo. “Tais cremes dentais possuem componentes a base de potássio que ‘cortam’ a resposta dolorosa que o cérebro envia, eliminando ou diminuindo a sensibilidade”, explica ele. Djalma ainda alerta que seu uso deve ser diário e regular, pois deixar de usá-lo pode trazer o desconforto de volta. Uma outra dica é falar com o seu dentista sobre diminuir a concentração do gel clareador usado na moldeira. Em todos os casos, é muito importante consultar o profissional.

Como resolver a sensibilidade dentária?

Para aliviar o incômodo ao fazer o clareamento caseiro, o gel regenerador basta. Mas a sensibilidade dentária é um problema bucal que deve ser tratado na presença de um especialista. Para tratar essa complicação, o dentista terá que antes investigar as causas do problema, já que muitos fatores podem provocar o quadro. Ter gengivite, bruxismo e retração gengival, por exemplo, podem trazer sensibilidade. Depois disso, o profissional irá orientar o paciente a cuidar dessa primeira situação para, em seguida, cuidar da sensibilidade e seus danos. Normalmente, isso envolve a aplicação de flúor e restauração do esmalte.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104