A extração dos sisos sempre gera diversas questões nos pacientes. E não sem razão, afinal, por mais simples que seja, ainda assim é uma cirurgia. Após o procedimento, existem alguns cuidados essenciais, como a alimentação que deve ser mais cuidadosa, com alimentos pastosos e, de preferência, gelados. Além disso, é preciso atenção durante a higiene bucal, já que a área está extremamente sensível e com pontos. Falando neles, o recomendado é voltar ao consultório dentário para retirá-los, geralmente 1 semana depois. Mas e quando eles soltam sozinho? Veja o que fazer nestes casos.

Pode acontecer algum problema com os pontos da cirurgia do siso?

Os pontos, que são chamados de suturas e são uma parte extremamente importante no processo de cicatrização da cirurgia, se não cuidado de maneira correta pode comprometer o sucesso do procedimento que foi realizado.  Silvia Murta adverte: “A avaliação do pós-operatório é fundamental, independente da presença de pontos, em qualquer procedimento cirúrgico”.

Preciso ir ao dentista retirar os pontos?

Há casos em que o profissional de odontologia pode optar por fio de sutura reabsorvível, ou seja, eles são absorvidos pelo nosso organismo e, sendo assim, não há a necessidade de remoção. Caso os fios usados não sejam os reabsorvíveis, aí sim os pontos devem ser retirados, mas somente pelo seu dentista. “O ideal é que os pontos sejam removidos em um período de 5 a 7 dias após a cirurgia, mas isso deve ser esclarecido pelo profissional durante o ato cirúrgico”, comenta a dentista.

Pode acontecer dos pontos saírem sozinhos? Existe algum problema?

Sim, há a possibilidade dos pontos saírem sozinhos, porém, quando isso ocorre, é necessário uma avaliação do profissional responsável pela cirurgia. Qualquer comprometimento relacionado às suturas pode acabar danificando o sucesso do procedimento operatório realizado. Nesses casos, o mais indicado é procurar seu dentista e consultar as melhores opções para você e para sua saúde bucal.

Quais são os cuidados importantes durante o tempo com os pontos na boca?

Com a presença dos pontos no período pós-operatório, a higiene bucal do paciente deve ser redobrada. Silvia comenta que os enxaguantes bucais são ótimos aliados na prevenção de inflamações durante esse período. “Além do uso de antissépticos bucais, a escovação deve ser adequada para controlar a proliferação microbiana e evitar infecções secundárias”, finaliza.