Uma das grandes preocupações em relação ao sorriso está ligada à estética. Ninguém quer passar pelo constrangimento de ter um dente faltando ou manchado. Quando os cuidados não são realizados, contudo, pode fazer com que a pessoa aparente anos mais velha. Isso porque a saúde dos dentes é capaz de influenciar no envelhecimento da face. Ficou impressionado também? Quem explica mais sobre essa relação é a dentista Silvia Reis.

De que maneira a saúde bucal influencia na aparência?

Você pode até nunca ter pensando sobre isso, mas ambos estão diretamente relacionados. O aspecto de envelhecimento precoce do rosto também está ligado a estrutura dentofacial, que influencia diretamente na fisionomia do paciente. De acordo com pesquisas da University of Rochester Medical Center de Nova York, os ossos da face sofrem modificações conforme os anos passam, em especial na maxila. São essas alterações que trazem os resultados na aparência, que acaba contribuindo para que alguém aparente uma idade um pouco acima do que realmente é.

Quais problemas bucais podem resultar na aparência envelhecida?

Além da importância de manter uma saúde bucal em dia, o sorriso influencia na qualidade de vida do paciente. A dentista destacou alguns problemas bucais que aumentam a aparência da face mais envelhecida: alterações nas posições dos dentes, mudanças nas funções da face, questões ósseas e musculares. “A perda precoce dos dentes da frente reduz o volume dos lábios, enquanto a ausência dos dentes de trás faz com que o queixo se projete para frente, movendo-se na direção do nariz e reduzindo a altura da face, aumentando a sobra de pele no queixo e na lateral do rosto”, explica a ortodontista.

Você não precisa se preocupar com o passar da idade

Apesar da relação, por outro lado, a odontologia tem maneiras de contornar esse cenário. Não são apenas as intervenções cirúrgicas e estéticas que podem te ajudar. Mesmo com a idade chegando, você pode continuar com um sorriso harmônico. Dessa maneira, a avaliação do profissional, indicado ser um ortodontista, permitirá o encaminhamento para a solução ideal para o sorriso de cada caso. "O importante é manter o equilíbrio do rosto de acordo com suas características, levando em consideração a idade”, destaca a ortodontista. Por isso, assim como explica Sílvia, os profissionais buscam o melhor resultado funcional e estético para o paciente. Assim, logo ele perceberá a diferença em seu rejuvenescimento, tanto do rosto por inteiro como de seu sorriso.