Ninguém pode negar: as tecnologias estão dominando o mercado e revolucionando cada vez mais tudo o que conhecemos. Na área da saúde, por exemplo, inúmeros aparelhos já foram desenvolvidos, trazendo grandes avanços tanto na parte do diagnóstico de doenças, como na parte de tratamento. Além disso, os procedimentos se tornaram mais precisos, seguros e também trouxeram maior conforto para o paciente e para os profissionais envolvidos. No campo da odontologia, pode-se destacar a odontologia digital, que consegue prever todo o processo do tratamento, inclusive o resultado final. Não é à toa que a implantodontia acabou ganhando uma grande aliada, né?

Como a implantodontia se beneficia disso?

Embora a odontologia digital ainda não consiga resolver prontamente todos os problemas do paciente, o fato é que ela já é uma grande ajuda na hora de planejar como ficará o seu sorriso. Ela facilita na hora de definir as medidas de um implante e, através de uma tomografia e escaneamento oral, consegue imprimir um guia personalizado em impressora 3D. Em seguida, o paciente já pode ser encaminhado para a cirurgia de implante, que será guiada, o que diminui as chances de erro no posicionamento.

As vantagens da odontologia digital

Uma das maiores reclamações dos pacientes normalmente é quanto ao tempo de duração dos procedimentos realizados - sejam as horas infindáveis na cadeira do dentista, sejam as idas e vindas para finalizá-los -, mas a odontologia digital chega para mudar isso. A redução do tempo e uma maior precisão técnica com o auxílio desses equipamentos são grandes vantagens para o profissional e para o paciente. Outro fator que também merece ser destacado é que, uma vez que é possível determinar as alterações que serão feitas no meio virtual, isso faz com que possíveis erros sejam evitados durante o processo.

Qualificação é importante

Por mais que as tecnologias tenham chegado para facilitar o trabalho no geral, é indispensável que o profissional tenha a qualificação adequada para fazer o uso dos equipamentos. A parte digital chega como uma forma de suporte e auxílio, mas somente um especialista poderá, de fato, transformar todo o planejamento feito em realidade. Portanto, procurar alguém capacitado e que tenha boas referências no mercado é fundamental para que o resultado seja satisfatório.