O açúcar é o maior vilão para a saúde bucal. É pelo consumo excessivo dele que temos problemas orais, como cárie, tártaro, gengivite e periodontite. Mas além de uma correta escovação bucal, que é uma dica infalível, existe também um jeito de evitar a evolução da placa bacteriana em seus dentes: adoçantes artificiais. Eles ainda aumentam o PH da boca, mantendo seu sorriso mais seguro. A especialista em patologia bucal Dulce Helena Cabelho explica melhor toda essa situação.

O açúcar causa a desmineralização do esmalte dentário

Além de todos aqueles probleminhas orais que já conhecemos, o consumo ilimitado de açúcar também pode ser um dos responsáveis pela desmineralização do esmalte dos nossos dentes, acelerando o processo carioso. "Por ser um carboidrato fermentável, ou seja, em excesso e na presença do biofilme aumenta a possibilidade de produção de ácidos pela diminuição do fluxo salivar".

Substituindo o açúcar pelo adoçante

Muito mais do que um benefício para o corpo, a troca do açúcar pelo adoçante também pode fazer bem aos dentes. Dulce conta que existem alguns tipos de adoçantes artificiais que, comprovadamente, podem aumentar a remineralização do esmalte prevenindo as cáries. "Por produzir uma placa bacteriana menos aderida ao dente, ele aumenta o PH bucal e diminui a formação de ácidos que desmineralizam o esmalte'.

Uma higiene bucal diária aliada à alimentação correta

A melhor solução para qualquer sorriso é uma limpeza eficiente mesclada com refeições saudáveis. "Higiene bucal constante, incluindo escovações após as refeições, uso diário do fio dental, dieta balanceada rica em frutas e verduras e diminuição de agentes cariogênicos, que são promotores do aumento na formação de placa bacteriana ou biofilme e, consequentemente, de cárie dental", assegura Dulce.

Criando bons hábitos de higiene bucal

Segundo a especialista, criar hábitos saudáveis e explicar o real valor da escovação para as crianças promove a saúde bucal em todos os níveis. Ela ainda explica que a ingestão de doces não é proibida, mas deve ser feita de forma correta. "O consumo de açúcar não pode ser entre as refeições, mas, sim, depois, para que a escovação seja feita e desta forma, você reduz o risco na formação de biofilme e melhora na qualidade e quantidade de saliva, bem como o equilíbrio do PH bucal".

O creme dental que traz proteção

É muito chato querer comer um docinho, mas saber que ele pode prejudicar seus dentes, não é? Mas para deter todo o acúmulo da placa bacteriana em momentos como esse você tem um grande aliado. O creme dental funciona como uma grande proteção para seus dentes, de forma que neutraliza o efeito nocivo do açúcar quando ingerimos os alimentos. Por isso, você poderá comer aquele chocolate ou chupar uma bala com mais tranquilidade, sabendo que você tem essa ajudinha, não é? Mas não se esqueça de escovar os dentes sempre após a ingestão de qualquer alimento. Seu sorriso agradece.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dulce Helena Cabelho Passarelli - Estomatologia, Patologia Bucal e Laserterapia
São Paulo, SP
CRO-SP: 35856