Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
01.10.2019

Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM): entenda mais sobre a técnica e para que ela serve na odontologia

Expert

Francine Figueiredo

Francine Figueiredo

CRO: 22744-0

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UNESA; Mestre em Ortodontia pela São Leopoldo Mandic; Professora do curso de Especialização em Ortodontia do Centro Carioca de Reabilitação Oral (CENCRO); Ortodontista credenciada Damon System; Ortodontista credenciada em ortodontia Lingual Sistema Incognito™; Ortodontista credenciada Invisalign; Ortodontista credenciada Esthetic Aligner

Casos de mau posicionamento dentário são bastante comuns, e apesar de muita gente relacionar esse problema ao tratamento ortodôntico, essa nem sempre é a única opção para resolver isso. A Ortopedia Funcional dos Maxilares, também conhecida como OFM, também pode ser uma recomendação dada pelo próprio ortodontista, dependendo do caso. Para entender um pouco mais sobre essa técnica e como ela pode ser aplicada, conversamos com a dentista Francine Figueiredo.

O que é a Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM)?

Essa especialidade da odontologia é responsável por tratar alterações e desequilíbrios musculares, ósseos e de postura do paciente, segundo a profissional. Algumas pessoas chegam a confundi-la com a ortodontia, já que ambas lidam com o mau posicionamento dentário e ósseo das arcadas, mas elas não são a mesma coisa. “Os aparelhos utilizados em (OFM) têm como objetivo produzir estímulos na rede de neurônios sensoriais na região bucal, levando a mensagem até o sistema nervoso central, que atuará remodelando as estruturas do sistema estomatognático”, explica.

A diferença entre ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares

De acordo com Francine, a ortodontia atua sobre os dentes e seu posicionamento nas suas bases ósseas (arcadas), sem interferir ou promover qualquer mudança no processo de crescimento e desenvolvimento ósseo, tendo apenas ação física e mecânica sobre o movimento dentário, utilizando aparelhos fixos ou os alinhadores transparentes. Por outro lado, a especialista explica que a Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) atua diretamente sobre o crescimento de desenvolvimento dos maxilares e estruturas adjacentes, promovendo remodelamento e redirecionamento de crescimento com os aparelhos ortopédicos removíveis.

Tratamento deve ser indicado por especialista

Nada de decidir tudo por conta própria, hein? É importante destacar que as opções disponíveis para o tratamento devem ser indicadas pelo próprio ortodontista quando for feita a análise do caso. Claro que é possível conversar com seu dentista sobre as suas preferências, mas só um profissional da área poderá indicar a melhor solução para o problema após minucioso exame clínico, funcional e avaliação dos exames complementares, segundo Francina.

Os aparelhos funcionais na OFM e como eles agem

A variedade de aparelhos dentro dessa área para os diversos tipos de maloclusões é realmente impressionante, conforme a ortodontista menciona. “Podemos citar entre eles o Bionator de Balters, o aparelho de Frankel, o aparelho de klammt, os SNs, o aparelho de Planas, o aparelho de Bimler, o twin Block e outros mais.” De acordo com ela, estes aparelhos atuam promovendo mudanças passivas nas estruturas óssea e muscular das arcadas, por meio de estímulos dos nervos sensoriais encontrados na região bucal.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Francine Figueiredo - Ortodontista
Rio de Janeiro - RJ
CRO: 22744-0

Mais Matérias: Anatomia Bucal
Boca seca: o que é? Quais são as causas? Conheça os principais tratamentos para a xerostomia
Anatomia Bucal
Boca seca: o que é? Quais são as causas? Conheça os principais tratamentos para a xerostomia
Você tem a boca seca? Essa sensação pode ser muito comum após uma noite de sono, mas se o problema permanecer por horas ou, pior, por dias, pode ser um sinal de alerta para xerostomia. Se você quer entender melhor esse distúrbio, o Sorrisologia esclareceu a origem, principais causas e tratamentos para combater...
Ronco nunca mais! 5 dicas para se livrar do problema
Anatomia Bucal
Ronco nunca mais! 5 dicas para se livrar do problema
Algumas pessoas têm problemas com ronco  durante à noite, e por mais que não seja a melhor...
com a participação de:
Robson Caumo
CRO-RJ: 30043
Você ronca ao dormir? Dentista explica a relação disso com a sua saúde bucal
Anatomia Bucal
Você ronca ao dormir? Dentista explica a relação disso com a sua saúde bucal
Roncar é bem mais comum do que se imagina, por mais que muitas pessoas não tenham a consciência...
com a participação de:
Robson Caumo
CRO-RJ: 30043
Frenectomia: o que é? Saiba mais sobre a cirurgia para solucionar a língua presa
Anatomia Bucal
Frenectomia: o que é? Saiba mais sobre a cirurgia para solucionar a língua presa
Quem tem a língua presa, além de sentir dificuldade para falar e se expressar desde cedo,...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Sorriso gengival: o que é? Quais as causas? Tem tratamento? Tudo que você precisa saber sobre o problema
Anatomia Bucal
Sorriso gengival: o que é? Quais as causas? Tem tratamento? Tudo que você precisa saber sobre o...
Você já ouviu falar no sorriso gengival ? Trata-se do sorriso que mostra uma quantidade exagerada de gengiva. Mas o que será que causa esse tipo de sorriso? Será que essa condição tem tratamento? Por que se livrar desse desconforto pode ser uma boa ideia? Confira tudo que você precisa saber sobre o assunto...
Respirar pela boca pode afetar o desenvolvimento da arcada dentária. Entenda como isso acontece
Anatomia Bucal
Respirar pela boca pode afetar o desenvolvimento da arcada dentária. Entenda como isso...
Respirar é fundamental, e desde crianças costumamos ouvir que a inspiração deve ser...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146