Muita gente pensa que o uso de aparelho dentário causa as cáries, mas engana-se quem pensa assim. “Aparelho ortodôntico tem maior retenção de placa bacteriana alojada nas peças do aparelho”, explica a especialista Marília Marta. Por não saberem realizar uma boa higienização bucal, incluindo a limpeza do acessório, muitas pessoas abrem as portas para as cáries fazerem a festa através dos resíduos alimentares que não foram removidos. Para não correr este risco, saiba como não deixar essa e outras doenças bucais prejudicarem seu sorriso e seu tratamento.

Alimentos "pegajosos" comprometem o tratamento ortodôntico

Sabemos que uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar do organismo. Porém, mais do que isso, ela também é importante para ter um sorriso muito mais saudável. "Uma dieta rica em açúcares e alimentos “pegajosos” favorece o desenvolvimento da doença cárie e gengivite, caso não sejam removidos da superfície dentária/aparelho de forma satisfatória”, afirma. Comer legumes e verduras bem picadinhos, como cenoura e brócolis, são ótimos alimentos para proporcionar um sorriso mais branco e saudável.

Faça uma higiene especial

Muitos tentam driblar esse momento, mas a limpeza é a parte mais importante do tratamento ortodôntico depois das visitas ao dentista. Sem uma higiene bucal correta feita com muito carinho e paciência, as indesejáveis cáries aparecerão. O jeito é manter a regularidade e seguir todas as recomendações do profissional. “A regularidade nas escovações e o uso diário do fio dental são mecanismos básicos para se manter a saúde oral. Orientamos aos pacientes a escovação dos dentes após as refeições e antes de dormir, sendo, a escovação noturna de fundamental importância”, garante Marília.

Super floss é ideal para limpeza dos dentes e aparelho

Além das escovas ortodôntica e interdental, para facilitar a higiene oral dos pacientes que usam aparelho e deixá-los bem longe das cáries, a melhor opção é usar o fio dental. “É um fio dental que apresenta extremidade rígida que facilita a inserção sob o arco ortodôntico". Ele foi desenvolvido especialmente para pessoas em tratamento, já que a limpeza nesse caso é um pouco detalhada. Esse fio também possui a tarefa de remover toda placa bacteriana de um jeito muito mais fácil. Deste jeito fica mais tranquilo ter um sorriso bonito e sem dar espaço para os problemas bucais.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marília Marta - Ortodontista
CRO-RJ: 35503