O momento de escolha do curso da faculdade é rodeado de dúvidas. Apesar da diversidade de opções, algumas ainda se mantém no topo das preferidas, como a Odontologia. Para completar, diferente do que muitos pensam, a grande maioria dos profissionais desse campo são mulheres. Essa presença tem sido ainda mais marcante nos cursos de pós-graduação em Ortodontia. O Sorrisologia veio mostrar como o feminino está cada vez mais presente nas profissões de saúde bucal.

As mulheres não param de lutar por seu espaço!

O século XX foi marcado por diversas lutas femininas que continuam até os dias de hoje. As mulheres foram às ruas em busca de serem ouvidas, conquistar igualdade e seus direitos. A década de 60, em especial, apresentou grandes vitórias para o ingresso da mulher no cenário profissional. Em uma época assim, ser a única aluna na classe de Odontologia na Universidade de Michigan é um importante acontecimento e conquista.

E foi isso que aconteceu em 1965 com a Dra. Carla Evans, que compartilhou sua história em uma entrevista quando era chefe do Departamento de Ortodontia da Universidade de Illinois. “Passaram-se muitos anos para que um número significativo de mulheres ocupasse um lugar em cada classe das escolas de Odontologia”, comentou ela.

E elas estão dominando a área de saúde bucal

Geralmente, a figura de um profissional de Odontologia é diretamente ligada a um homem. No entanto, as mulheres estão crescendo nessa área. A Ortodontia é um exemplo dessa atuação feminina, sendo um marco no século XXI. Essas profissionais estão à frente do principal objetivo da especialidade, de promoverem a saúde e estética bucal dos pacientes. Não importa a idade, as mãos e atuação dessas mulheres vem trazendo de volta diversos sorrisos.

“Enquanto nos anos 50 não se falava em mulheres ortodontistas, hoje somos a maioria de uma profissão que nos orgulha mundo afora”, complementa a ortodontista Sílvia Reis. Além disso, a dentista destaca que essa virada numérica é ainda recente e continua em andamento. Isto acontece, principalmente, devido à visão das próprias mulheres que estão, cada vez mais, sentindo-se capazes de assumir posições de liderança.

Manter-se atualizada é o segredo

Muitas vezes, o montante de profissionais na ativa pode assustar aqueles que estão ingressando no mercado odontológico. Entretanto, é possível acompanhar esse crescimento mantendo-se atualizada e sempre ligada nas novidades da área. A profissional que se mantém atualizada sobre novas técnicas e equipamentos de ponta continuará sendo valorizada. Não é a toa que as mulheres dentistas lotam os espaços dos mais diversos níveis de formação, palestras e cursos de extensão. Dessa maneira, a odontologista se apresenta capaz de estar oferecendo os melhores tratamentos. Não há nada mais gratificante para elas do que ver a satisfação dos pacientes com seu trabalho.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sílvia Reis - Ortodontista
Minas Gerais - MG
CRO-MG: 18894