Foi-se o tempo em que existiam poucos - e demorados - tratamentos para os dentes! Hoje, com as técnicas de ortodontia digital, é possível agilizar exames, deixar aparelhos ortodônticos cada vez mais discretos e ainda planejar exatamente como seu sorriso irá ficar em alguns meses. Parece algo de um filme de ficção científica, mas acredite: já é realidade para muitos pacientes! Conversamos com o dentista Djalma Faria para saber mais sobre as técnicas de ortodontia digital que estão disponíveis nos consultórios.

O que é ortodontia digital?

Scanners, aparelho de raio-x panorâmicos, simuladores 3D… Essas e outras ferramentas estão ganhando os consultórios com a popularização da ortodontia digital. Como o próprio nome diz, o conceito representa o uso dessas tecnologias nos tratamentos ortodônticos. “A técnica faz uso dessas ferramentas para planejar um tratamento ortodôntico, instalar aparelhos ou o desenvolver alinhadores transparentes, de modo rápido e eficaz”, define Djalma. “Na ortodontia digital, é possível ainda acompanhar os passos e ver o resultado final de um tratamento, antes mesmo do início das intervenções do dentista”.

O melhor de tudo isso? O paciente pode ficar ainda mais tranquilo com os resultados de seu aparelho ou outro tratamento, já que é possível prever como a anatomia e a posição dos dentes será transformada ao longo do tempo.

Veja quais são as ferramentas digitais mais usadas nos consultórios

Escaneamento intraoral: o procedimento usa uma ferramenta específica que gera um modelo digital da arcada dentária. “As imagens são muito mais fiéis que moldagens (aquelas feitas com a massinha rosa, isentas de distorções”, explica Djalma.

Simuladores 3D: a técnica transforma a situação atual da boca em uma projeção digital personalizada. Com as simulações, é possível prever os resultados do tratamento e acelerar os processos de moldagem.

Planejamento digital do sorriso: processo de digitalização de todo o plano de tratamento ortodôntico. Com a maior visualização, o dentista pode fazer alterações nesse trajeto de forma mais prática e fácil.

Técnicas digitais deixam o tratamento ortodôntico mais fácil e ágil

Outra grande vantagem da ortodontia digital é a agilidade. “Há rapidez em todo o processo já que o arquivo de imagens vai por email para a fábrica que confecciona os alinhadores ou outro sistema ortodôntico, sendo desnecessário o transporte via Correios ou transportadora, levando menos tempo”, explica Djalma. O profissional ainda conta que a ortodontia também pode acelerar a instalação dos braquetes, que pode ser feita em uma sessão, e dos alinhadores, já que as peças são produzidas mais rapidamente.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104