Você sabe o que é oil pulling? A técnica indiana para a higienização dental ganhou popularidade com a febre de tratamentos alternativos para cuidar do corpo e da mente. A prática consiste em usar óleos vegetais para uma limpeza profunda da boca e do organismo, já que as substâncias “atraem” as sujeiras e as bactérias para fora. Para entender tudo sobre o método oil pulling, conversamos com a odontologista Kalina Diniz. Confira!

O que é oil pulling?

O oil pulling é uma técnica indiana, com origem na medicina Ayurveda, e consiste em um bochecho prolongado com óleos vegetais. “Considerada 100% natural, são bochechos matinais com óleos vegetais - de coco, gergelim, semente de girassol ou azeite de oliva extravirgem, por exemplo”, explica a Dra. Kalina. “Recomenda-se bochechar o equivalente a uma colher de sopa, entre 10 e 20 minutos, com o estômago vazio.”

Quais são os benefícios do bochecho diário com óleo?

De acordo o Ayurveda, o oil pulling não traz benefícios apenas para a saúde bucal. Além de melhorar problemas como halitose - o famoso mau hálito - e placas, a técnica auxilia os sistemas imunológico, digestivo e circulatório. “Isso se deve ao fato de que, ao longo do dia, bactérias e toxinas são absorvidas pelo organismo, acumulando-se em determinados órgãos e desenvolvendo doenças”, conta Kalina.

O oil pulling não substitui a escovação, o enxágue e o fio dental

Uma dúvida muito comum entre os curiosos sobre o oil pulling é se a prática substitui a escovação diária ou até mesmo o uso de fio dental. De jeito nenhum A Dra. Kalina alerta: “Nenhuma técnica substitui a escovação dental, apenas complementa e age em conjunto com a tradicional.” Embora esteja bastante na moda e possua até alguns benefícios para a sua saúde bucal, a prática de higiene adequada não pode ser deixada de lado. 

A escovação com a escova de dentes, - junto do creme dental - promove uma limpeza na superfície dos dentes, eliminando a placa bacteriana e as sujeiras acumuladas ao longo do dia; o fio dental remove os resíduos que ficam entre os dentes e o enxaguante bucal não só finaliza a higiene eliminando todas as impurezas remanescentes, como ainda desinfeta toda a região da boca. Esse conjunto de práticas diárias não pode ser substituído!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz - Dentística e Odontologia Estética
São Paulo - SP
CRO-SP: 110560