Sabe aquelas manchinhas que apareceram no seu sorriso ou aquele dente que escureceu por conta do desgaste do esmalte? Essas são algumas situações que só um procedimento estético pode ajudar, como a colocação de facetas de porcelana. Já ouviu falar? "São trabalhos feitos de porcelana para colocar na face anterior do dentes anteriores", explica o dentista Cláudio Rêgo Fortes. Conheça mais sobre o procedimento e tenha a oportunidade de ter um sorriso mais bonito.

Tudo sobre o tratamento

Faceta de porcelana é um procedimento que pode melhorar muito o sorriso de uma pessoa, seja clareando, corrigindo a dentição torta ou manchada, diminuindo a distância entre os dentes, aumentando o tamanho deles, entre tantas outras funções. Cláudio afirma que para realizá-lo é necessária uma boa saúde gengival. "É feito um pequeno desgaste na face anterior do dente e a faceta é colada, substituindo o tecido desgastado".

Para quem usa facetas a higiene continua a mesma

Não existe nenhuma exigência a mais para os cuidados bucais, apenas os tradicionais, mas sem esquecer de praticá-los após todas as refeições para seu sorriso ficar bem longe de problemas. "Todo trabalho realizado na boca de um paciente e que se encaixe subgengivalmente, requer um maior cuidado no controle da placa bacteriana", explica.

A alimentação não muda, mas precisa de alguns cuidados

Cláudio assegura que a alimentação permanece normal, porém com alguns cuidados após a colocação das facetas. "Alguns profissionais orientam para o risco de queda no ato de morder uma maçã ou um pão, uma vez que este trabalho é colado à estrutura do dente". Além disso é importante também evitar alimentos que contenham corantes ou que possam manchar seu novo sorriso branco, como café, vinho e refrigerantes.

Pratique bons cuidados para um sorriso lindo

A eficiência e durabilidade do tratamento conta também com os cuidados do paciente no seu dia a dia, incluindo visitas ao dentista. "Além do exame de rotina, a inspeção dos trabalhos existentes, não havendo a necessidade de ser semestral, em alguns casos este retorno pode ser mais breve ou anual." É importante controlar também o consumo do açúcar para garantir a qualidade da saúde bucal e, sempre, manter a higiene com escovação e uso de fio dental.

Use um fio dental que ajuda a manter o tratamento

Para fortalecer esse branqueamento nos seus dentes e mantê-los cheios de saúde, invista em um fio dental com ação whitening. Além de deslizar facilmente pelo o seu sorriso, removendo a placa bacteriana para manter tudo limpinho, o seu revestimento de sílica retira as manchas superficiais entre os dentes e causa frescor na boca. Tudo isso com um poder de limpeza 3D incomparável.