Para ser um bom atleta é preciso ter disciplina, bom condicionamento físico e, também, uma saúde bucal em dia. Ainda bem que existe uma especialidade expert neste assunto: a odontologia esportiva. É uma área do universo odontológico, ainda pouco conhecida, que trabalha especialmente para melhorar o rendimento dos atletas através de saúde bucal promovendo um sorriso mais saudável. Bacana, né? Conheça mais sobre esta área e como ela trabalha.

Conheça mais

“É uma área que investiga, previne, trata e reabilita a saúde bucal dos atletas, com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões bucais”, explica o presidente da Comissão de Odontologia do Esporte, Cláudio Etzberger. A especialidade trabalha diretamente em clubes, federações , eventos de lutas , academias, entre outros.

Ao contrário do que muitos pensam, a odontologia esportiva não é ligada à Educação Física. Ela apenas cuida do universo bucal de profissionais do esporte e, por ter um foco multidisciplinar, reúne uma grande equipe de especialistas odontológicos. Todos com uma ampla visão esportiva para melhorar o rendimento dos atletas por meio da saúde bucal.

Atleta profissional X Iniciante

Cláudio Etzberger afirma que existe uma diferença importante no tratamento de atletas profissionais e amadores. “Os profissionais têm alimentação diferenciada, suplementos, ingestão de isotônicos e a necessidade de um planejamento das ações combinado com o calendário das competições”. Além disso, um esportista profissional, por exigir mais condicionamento físico em relação aos demais, precisa estar sempre atento à sua saúde geral e bucal. Para isso é necessário realizar um exame odontológico minucioso para tratar eventuais doenças ou, até mesmo, evitá-las.

A importância do protetor bucal

O rendimento de um atleta pode ser reduzido se ele sofrer algum distúrbio com relação ao seu sorriso. Para isso, existe o protetor bucal, acessório útil e importante na vida de um esportista. “Como já diz o nome, é uma proteção dos dentes, gengivas, articulações bucais e faciais. Além de proteger contra impactos, ele também melhora a respiração do atleta no momento do exercício”, explica o especialista.

Modalidades como lutas marciais, basquete, handebol e hockey, o uso deste aparelho é imprescindível, pois as chances de atletas sofrerem impactos durante competições é muito grande. Utilizando o protetor bucal, o risco é reduzido em 80%. Então, não dê bobeira e cuide bem dos seus dentes.

Dica do especialista

Para os atletas que querem ter mais essa modalidade em seu ciclo de cuidados é importante procurar um dentista do esporte e visitá-lo com regularidade ou sempre que necessário. Cláudio dá a dica. “Manter sempre uma boa higiene oral, ter uma mordida equilibrada, uma respiração adequada e fazer seu protetor bucal com um dentista especializado faz toda diferença”, finaliza.

Higiene bucal adequada

Para um atleta nada melhor que uma escova elétrica na higiene bucal já que agiliza a tarefa sem reduzir a eficiência e proporciona conforto, segurança e limpeza profunda, eliminando todas bactérias da boca. Além disso, força é algo que atletas têm de sobra, mas essas escovas possuem visor digital que orienta a escovar o dente de forma mais completa e delicada e, assim, garantir a limpeza sem prejudicar os dentes.