A maioria das pessoas passa grande parte dos seus dias no ambiente de trabalho, e por isso esse deve ser um lugar que respeite as normas de saúde e segurança. Mesmo assim, certos tipos de ocupação podem trazer riscos maiores para determinados aspectos da saúde, e a saúde bucal está incluída nisso. Por isso existe uma especialidade na odontologia voltada para a vida profissional, e ela se chama Odontologia do trabalho. Conheça mais sobre ela e entenda sua importância, com a dentista Beatriz Bussab.

O que é a Odontologia do trabalho?

A odontologia possui diversas especialidades para todos os tipos de problemas bucais dos pacientes. E quem poderia imaginar que existe uma especialmente pensada para atender problemas relacionados à saúde bucal versus trabalho? A profissional define. “Odontologia do trabalho é uma especialidade da odontologia que busca promover saúde e prevenir doenças bucais dos trabalhadores para evitar que influencie no ambiente de trabalho”. Além disso, ela também é importante para atuar na prevenção contra doenças ocupacionais, ou seja, aquelas diretamente relacionadas à atividade de trabalho.

Prevenir o trabalhador contra doenças bucais é o principal objetivo

O objetivo dessa área é, principalmente, prevenir os trabalhadores contra possíveis problemas. “Os danos à saúde e os prejuízos diretos e indiretos podem ser minimizados quando a prevenção tem um destaque especial em qualquer programa de saúde do trabalhador”, afirma a dentista. O mesmo vale também em relação a saúde bucal desse trabalhador.

Diagnosticar doenças ocupacionais de origem bucal é uma das funções do especialista

O profissional que atua na odontologia do trabalho deve atuar encontrando sinais precoces de doenças ocupacionais de origem bucal. “Elas podem resultar em irritação, distúrbios de sono e desatenção, e nesses casos o paciente deve ser encaminhado para clínicas odontológicas”, esclarece ela. Além disso, seu papel também é de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da saúde bucal.

O que é o ASOO?

“O ASOO é o atestado de saúde ocupacional odontológico”, explica ela. É um tipo de avaliação, que mede o estado de saúde de um determinado trabalhador, e é extremamente importante para a prevenção contra possíveis problemas à saúde relacionados ao trabalho.

Quais são os problemas tratados pela Odontologia do trabalho?

Os problemas tratados vão variar. Essa especialidade engloba todos aqueles que possam vir a surgir com um tipo específico de trabalho. “Seja eles devido a agentes mecânicos, físicos, biológicos ou químicos”, lista ela. Lesão por esforço repetitivo, asma e até surdez são exemplos de doenças que podem ser ocupacionais. Doenças relacionadas à saúde bucal também podem estar entre elas, e cabe ao dentista especialista em odontologia do trabalho diagnosticá-las precocemente.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Beatriz Bussab - Cirurgiã-dentista
Osasco - SP
CRO-SP 125369