Você também recebeu o diagnóstico de que terá que usar o aparelho ortodôntico? Aquele mesmo, fixo, com as 'borrachinhas' coloridas que te causam tremor. Só de pensar na possibilidade você já está preocupado? É bem verdade que essa vida de braquetes, fios e elásticos pode não ser muito prazerosa no início (e não é mesmo, tá?!), mas com o passar do tempo você se adapta e, principalmente, passará a entender a importância e os benefícios desse ferrinho para deixar o seu sorriso mais bonito e harmônico! Pense que logo logo você se verá livre de todos os acessórios e com um sorriso de arrasar! Pensando em tornar esse período de experiência mais leve e te mostrar que você não está só, separamos os melhores tweets que resumem qual é a sensação de usar aparelho ortodôntico! Confere só!

Aparelho ortodôntico e higiene bucal é possível, nós prometemos!

Há quem diga que realizar a higiene bucal correta usando aparelho fixo é complicado. Bom, pode até ser um pouquinho diferente do que você estava acostumado a fazer antes de usar o aparelho ortodôntico, o que gera aquele sentimento de ‘socorro, é impossível’. Mas a gente garante: não é não, tá?! Até porque não podemos fugir dessa etapa. A higiene bucal é totalmente necessária visto que com o uso de aparelho ela fica mais comprometida. Por isso, capriche na escovação e no fio dental. Eles serão os responsáveis por retirar a placa bacteriana e manter seu sorriso limpinho, sem a sensação de algo preso no braquete.

Algumas pessoas gostam tanto do fio-dental que quando aprendem a usar, não param mais! Quer provas?!)

(Outros preferem passar por aquela fominha durante a madrugada a ter que fazer a limpeza toda de novo. Vai entender, né? *emoji dando a lingua*)

Aparelho ortodôntico e dor. É normal?

Sim, gente! É bem normal essas dores, principalmente nos primeiros dias de tratamento, ao fazer a manutenção e ao apertá-lo. Até porque o aparelho tem a função de movimentar os seus dentes, né? No entanto, muitos profissionais, em alguns casos, recomendam um analgésico para controlar todo esse desconforto após as consultas. Apesar disso, só use medicamentos recomendados pelo seu dentista. No fim, você vai perceber que todo esforço valeu a pena quando, finalmente terminar o tratamento, perceber seus dentes todos alinhados e um sorriso encantador.

Finalmente vou tirar o aparelho dentário, mas e agora?!

AI-MEU-DEUS! Finalmente chegou o grande dia e você nem se aguenta de ansiedade. Ele que foi seu fiel companheiro durante anos, vai te deixar agora e com um sorriso ainda mais bonito! Bom, saiba, porém, que nesse momento, você passará por algumas situações supercomuns às pessoas que tiraram o aparelho ortodôntico recentemente, como passar a língua nos dentes excessivamente até perceber que, de fato, seus dentinhos estão lisinhos e sem nenhum fio pela boca. Além disso, conseguir saborear seu prato preferido sem aquele gostinho de aparelho é uma delícia! Mesmo assim, não esqueça de todos os cuidados tanto da higiene bucal quando na hora da mastigação. Leve-os para a vida! Agora, nada melhor do que dar boas risadas com as reações da galera, que tal?!

Só pular e dar gritinhos não fazem o meu tipo! Eu quero é bolo com direito a parabéns e tudo, tá bem?!

E o Lucas que se tornou uma pessoa mais feliz após a retirada do aparelho? Pena que ninguém o avisou sobre as cenas seguintes…

Aparelho ortodôntico e contenção: devo usar?!

Você sabia que tirar o aparelho ortodôntico não significa que o tratamento terminou? Pois é, nessa etapa muita gente acaba ficando meio decepcionado, mas não há motivo para isso. A contenção é bem comum pós-tratamento ortodôntico, e mesmo tornando as visitas ao dentista menos recorrente quanto na época do aparelho fixo, elas ainda acontecem. Isso porque a contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento, e tem como finalidade conter os dentes. Ou seja, o uso da contenção garante a estabilidade do tratamento ortodôntico após o aparelho fixo, para evitar que os dentes voltem à posição anterior.

E vocês, tiveram essa reação também?