Na era das selfies,  a aparência importa muito e isso tem sido cada vez mais levado em conta pelas pessoas e entrou na lista de preocupações. Além das opções de procedimentos estéticos para corpo, pele e cabelo, a odontologia também tem sido procurada em busca de um belo sorriso. E isso não é à toa. As pessoas mais sorridentes são logo relacionadas à empatia e felicidade, o que contribui para sua vida social. E para sorrir mais, precisamos nos sentir confortáveis com nossos dentes, certo? Porém, nem todo mundo desfruta desse prazer. Pensando nisso, o dentista Djalma Faria conversou com o Sorrisologia sobre como a saúde bucal influencia na sua autoestima.

De que maneira o sorriso ajuda na autoestima?

Seja para a vida pessoal ou profissional, a confiança consigo mesmo influencia em todos os âmbitos da vida. Por isso, é importante se olhar no espelho e sentir-se confortável com a pessoa que você vê. Nessa tarefa, o sorriso pode ser uma peça-chave para sua autoestima. “Um belo sorriso, amigável, chama atenção, atrai olhares, simboliza cordialidade e é fundamental para desenvolver relações sociais”, destaca o profissional. Não deixe os cuidados com a saúde bucal em segundo plano, eles são essenciais para sua rotina e interação com os demais a sua volta.

Veja como problemas bucais interferem na sua vida social

Desde pequenos somos ensinados a escovar os dentes após as principais refeições. E ainda, passar o fio dental corretamente e manter as visitas regulares ao dentista. Esses cuidados são indispensáveis para a saúde bucal. Para completar, eles contribuem para sua convivência no dia a dia. “Imagino como deve ser difícil trabalhar, se relacionar ou até mesmo sorrir para fotos quando há imperfeições nos dentes”, comenta Djalma. Além disso, o dentista afirma que a insatisfação com o sorriso reflete diretamente na vida social e baixo padrão de qualidade de vida. Dessa maneira, podemos perceber que o sorriso pode impactar a autoestima do paciente de maneira negativa e positiva.

O dentista pode contribuir para a confiança no sorriso

A beleza do sorriso não está restrita apenas aos artistas da televisão ou campanhas publicitárias. “Aliados a uma boa higiene e consultas regulares, os tratamentos ortodônticos mais comuns, até mesmo alguns procedimentos estéticos, como o clareamento, são facilmente encontrados na maioria dos consultórios”, destaca o dentista. Assim, no consultório, você pode ser orientado com as melhores opções de tratamento para o seu quadro e quais cuidados seguir. Além de dicas para a alimentação, que conseguem contribuir para a sua saúde bucal. “A odontologia é uma das áreas da saúde que se desenvolveu muito, não somente quanto às técnicas avançadas de reconstrução e de reabilitação oral, mas também na personalização dos sorrisos”, completa ele.