Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
27.11.2017

O que significa um dente morto? Profissional explica o que é indicado fazer nesses casos

Expert

Cláudio de Sá Rêgo Fortes

Cláudio de Sá Rêgo Fortes

CRO-RJ 13115

Graduação em odontologia pela UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio (Barra). Especialidade em Saúde Coletiva. Atua como clínico geral. Faz parte do iDent desde Outubro de 2010.

Poucas pessoas sabem, mas um dente pode ser considerado morto mesmo ainda estando na sua boca. Você começa a perceber alguns sintomas, até que finalmente decide ir ao dentista e ele declara: “seu dente morreu”. E agora, o que fazer nesse momento? Por mais que possa parecer uma situação intimidante, existe uma solução para esse problema. O odontologista Cláudio de Sá Rêgo Fortes conversou com o Sorrisologia sobre o assunto!

O que é um dente morto?

Dizer que o dente está morto pode parecer um pouco assustador. Mas afinal, o que isso quer dizer? “Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista. Ou seja, é o que ocorre quando o dente está com o "nervo morto". Essa situação pode decorrer de outros problemas bucais, mas não se desespere! Existem formas de reverter o problema, desde que seja identificado corretamente.

Saiba o que pode levar a morte do seu dente

Quando o seu dentista alerta para a importância de uma alimentação bem equilibrada e uma boa higiene bucal não é à toa. A cárie é uma doença séria, e quando ela aparece deve ser tratada o mais rápido possível, com procedimentos que irão depender do grau de evolução, podendo incluir restauração ou porcelanas. Caso esse tratamento não ocorra, muitas podem ser as consequências, e a perda de vitalidade pulpar é uma delas. Além disso, outra causa comum para o dente morto é o trauma, que costuma ocorrer devido a acidentes do dia a dia.

Dente escuro e dolorido podem ser indicadores

Quando esse quadro ocorre, alguns sinais vão surgir, possibilitando que ele seja identificado. Normalmente, quando o nervo do dente fica morto, existe um escurecimento do dente que está sofrendo esse problema. “Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente”, explica Claudio. Nesse segundo caso, ocorre também a saída de pus.

No entanto, esses sinais podem confundir e trazer a suspeita de outras doenças. Por isso, é importante procurar um profissional capacitado sempre que surgirem sintomas diferentes. Ele poderá avaliar a situação com um exame clínico, ou requisitar outros exames caso seja necessário. Dessa forma, o tratamento poderá ser realizado o mais rápido possível, evitando que surjam mais problemas.

Como um dente considerado morto é tratado?

Nesse caso pode ser necessário fazer um tratamento endodôntico, ou seja, tratamento de canal. “Além disso, é preciso fazer a restauração ou até mesmo fazer uma capa, um procedimento chamado de jaqueta, em função da estética”, afirma ele.

Mais Matérias: Dentes
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Dentes
Chupar o dedo é mais saudável do que o uso da chupeta? Odontopediatra esclarece
Durante a infância, é comum que os pequenos desenvolvam alguns hábitos e estímulos que merecem atenção. Chupar o dedo , por exemplo, é o principal deles. Por se tratar de uma atitude ligada à amamentação, é normal que algumas pessoas acreditem que o ato de chupar o dedo seja...
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
Dentes
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
A higiene bucal é um autocuidado que não pode ser substituído por nada! Através desse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Dentista esclarece o assunto
Dentes
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental?...
Faz um bom tempo que você colocou facetas de porcelana ou lentes de contato dental com o objetivo de ter um...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Dentes
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes sociais que desgasta o esmalte dentário
Dentes
Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes...
A saúde bucal de muitas pessoas foi colocada em risco na internet nestes últimos dias. Um novo desafio...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode afetar os dentes da criança
Dentes
Bebê dormindo com a boca aberta: é normal? Odontopediatra explica como esse hábito pode...
Não existe nada tão fofo quanto assistir um bebê dormindo. Ver aquele sorrisinho banguela sem...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419