Ela foi reconhecida como uma especialidade na década de 70 e, desde então, vem se desenvolvendo para transformar sorrisos. Se você deseja alinhar bem-estar e saúde de uma só vez, a Odontologia Estética é a área mais indicada para traçar um plano e harmonizar seus dentes da melhor maneira possível. Quer entender como trabalha um especialista em Dentística? A profissional Lilian França pode explicar.

Restaurar e prevenir

Reparar danos e planejar os cuidados para manter um sorriso em harmonia: é pensando nisso que o especialista em Dentística realiza tratamentos preventivos e restauradores. "Ele é habilitado a ter uma visão estética tanto em conjunto, quanto de cada dente individualmente", esclarece Lilian. A ideia, segundo a dentista, é buscar a manutenção ou restabelecimento da forma, função e estética dos dentes.

Procedimentos mais comuns

A profissional conta que essa área também é responsável por realizar o diagnóstico e tratamento da cárie, confeccionando restaurações. "Além disso, o especialista em dentística atua fazendo procedimentos estéticos como clareamento dental, facetas, lentes de contato, fechamento de diastemas, entre outros. Com o tempo, a evolução dos materiais dentários possibilitou a multiplicação de diversas técnicas nesse ramo", justifica.

Um trabalho em equipe

Organizar, consertar, otimizar. Colocar tudo em simetria na cavidade oral parece uma tarefa fácil, mas não é. Para que o resultado final seja satisfatório, o tratamento pode exigir uma missão em conjunto. "A Dentística se relaciona diretamente com diversas áreas da Odontologia tais como Cariologia, Periodontia, Endodontia e Ortodontia, por exemplo", explica Lilian. A necessidade depende da particularidade de cada caso.

Já parou para pensar no poder do seu sorriso?

Uma boa imagem é como um quebra-cabeças. Cada uma das peças são detalhes que influenciam na forma como nos apresentamos. Para que o conjunto não deixe a desejar em nada, um belo sorriso é indispensável. "Diversos artigos comprovam que pessoas com dentes bonitos têm mais facilidade para conseguir um emprego, são mais sociáveis, felizes, capazes e confiantes", alega a dentista. Sendo assim, investir no seu sorriso é, no fim das contas, investir em você.