Todo aparelho ortodôntico tem como principal finalidade ajudar o paciente a sorrir de forma mais estética, corrigindo problemas de alinhamento e anomalias dentárias. Ao instalar o acessório, o paciente se depara com um novo mundo de descobertas e a cada dia aprende a lidar com o seu aparelho. De fato, no início causa estranhamento, mas logo você se adapta. Porém, muitos paciente relatam se incomodar com o fio do aparelho, nos casos do fixo, que sobra no fundo da boca. Conversamos com o dentista Robson Caumo que explica em quais situações isso pode acontecer e o que fazer.

Qual é a função do fio do aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico tem inúmeras funções, mas basicamente ele é usado para corrigir algumas maloclusões, que são caracterizadas como um conjunto de posicionamentos errados tanto dos dentes, como das bases ósseas, o maxila e mandíbula. “Quando o paciente possui problemas relacionados a posição dos dentes, o recomendado é que ele utilize um aparelho ortodôntico para a melhora do quadro, seja ele estético ou por conta de problemas funcionais”, completa o dentista.

Como o tratamento sempre busca uma maior harmonia no sorriso e na oclusão, a instalação é feita com pequenas peças, braquetes, que podem ser de diferentes materiais, como metal, plástico ou porcelana. A movimentação dentária desejada fica por conta dos arcos inseridos nesses braquetes.

Por que o fio pode sobrar dentro da boca?

Geralmente o fio do aparelho "sobra" devido às suas movimentações que o levam a deslizar para um dos lados. É importante escolher com bastante atenção o ortodontista que irá executar seu tratamento pois, algumas vezes, esse fio acaba sendo mal ajustado pelo profissional, ficando em excesso no fundo da boca. “Esse problema possibilita o surgimento de aftas e de ferimentos, geralmente na bochecha do paciente, gerando uma sensação de muito desconforto e até dor para quem está usando o aparelho”, explica o dentista.

O que fazer quando essa situação acontece?

Quando essa situação acontece, o mais recomendado é que você procure seu ortodontista para ajustar o fio ou cortar o excesso dele. Caso isso não seja possível, o melhor a fazer é colocar um pouco de cera siliconizada para aliviar o quadro. “Geralmente, essa cera é fornecida pelo ortodontista ou pode ser encontrada em algumas farmácias especializadas”, indica o dentista. A maneira de aplicar é simples, o paciente coloca o material sobre esse excesso de fio, evitando assim o trauma na região que já está machucada.

Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo:

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Robson Caumo - Ortodontista e Especialista em DTM
Niterói - RJ
CRO-RJ: 30043