Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
10.03.2017

O que esperar do clareamento caseiro? Dentista explica os prós e contras do procedimento

Expert

Vinícius Barçal

Vinícius Barçal

CRO-RJ: 3979-7

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Dentística e Procedimentos Restaurados Estéticos pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Capacitado em Toxina Botulínica e Preenchedores Odontológicos, tem ampla experiência e atuação na área de Odontologia, com ênfase em Reabilitação e Estética Orofacial. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Materiais Dentário da FOP - UNICAMP.

Você finalmente tomou iniciativa e vai fazer clareamento dental. Seu dentista aconselhou o procedimento caseiro por ser um caso mais simples e seguro. Mas daí você logo ficou cheio de dúvidas sobre o assunto. Será que ele é seguro mesmo sendo feito em casa? Ele pode causar algum dano para o sorriso? Não dá para arriscar sua saúde bucal quando tantos questionamentos rondam sua cabeça. Por este motivo, o especialista em dentística Vinicius Barçal ajuda a esclarecer todas as questões que envolvem essa técnica.

As vantagens da técnica caseira

Apesar de ser uma escolha do paciente em fazer o clareamento, a técnica precisa ser indicada pelo dentista. Barçal explica que tudo vai depender do motivo que causou as manchas. No caso, o procedimento caseiro é indicado para dentes naturalmente escurecidos, manchados por corante ou por algum trauma. As principais vantagens desta técnica envolve praticidade, custo reduzido, agentes clareadores menos concentrados e pode ser empregada em vários dentes ao mesmo tempo. Outra curiosidade é que o clareamento caseiro não usa uma fonte de calor externa, apresenta um boa resposta inicial e efeitos reversos muito baixos.

Existem riscos?

Por se tratar de um procedimento conservador, o profissional explica que o clareamento não apresenta riscos quando é bem indicado e feito sob supervisão de um dentista. O único efeito colateral mais comum durante o tratamento é a sensibilidade dentária. “Ela deve ser relatada ao dentista, que então avaliará a necessidade de intervir com aplicação de flúor, dessensibilizantes ou cremes dentários”, comenta. Em casos mais graves e raros pode acontecer a suspensão do tratamento.

Vale ressaltar também que o procedimento vai exigir cuidado do paciente, já que o gel clareador pode causar queimaduras na gengiva se for aplicado em excesso e de forma incorreta. “Por isso é importante seguir todas as recomendações dadas pelo seu dentista e não realizar este tratamento por conta própria”, atenta. Não arrisque seu sorriso com técnicas mirabolantes, como o uso de água oxigenada ou limão. Essas substâncias só trarão problemas para os seus dentes.

A fórmula para um clareamento de sucesso

Não há mistério se você realizar esse procedimento com a ajuda de um especialista. É ele quem vai receitar toda a técnica e dizer o passo a passo de como fazê-la. Basta seguir suas recomendações à risca e comparecer às consultas para acompanhar o caso. "Também é importante o paciente apresentar uma boa saúde bucal e fazer um bom controle de higiene”, lembra o especialista.

Outros detalhes do procedimento

O dentista fará a confecção da moldeira, que é personalizada e única para cada paciente. No acessório, você pode aplicar o gel clareador em casa sob as orientações do profissional, como a quantidade e forma de aplicação do produto. Na primeira consulta, o dentista também registra a cor inicial dos dentes e indicará todos os cuidados com a higiene bucal e alimentação durante o procedimento. “Será preciso também a realização de consultas periódicas ao longo do tratamento, para acompanhar de perto a evolução do clareamento, avaliando a necessidade de intervenções”, finalizou.

Mais Matérias: Clareamento Dental
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Clareamento Dental
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes brancos por mais tempo?
Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes...
Engana-se quem pensa que basta fazer  clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento estético odontológico?
Clareamento Dental
Bichectomia, clareamento dental, toxina botulínica: quanto tempo dura cada procedimento...
Realizar procedimentos estéticos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da especialidade para a saúde bucal
Clareamento Dental
Odontologia estética: o que é? Quais tratamentos são feitos? Conheça os benefícios da...
Depois da saúde, a estética é um dos elementos mais buscados pelos pacientes nos consultórios dentários. Muito mais do que receitar um clareamento dentário, essa especialidade da odontologia é capaz de realizar outros tratamentos restauradores, como a aplicação de lentes de contato bucais e...
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro: 6 passos para um tratamento de sucesso junto ao seu dentista
Ter dentes brancos é o sonho de muita gente e, graças aos avanços da dentística,...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Manchas nos dentes: o que podem ser? Quais são as causas, tipos e tratamentos para clarear os dentes?
Clareamento Dental
Manchas nos dentes: o que podem ser? Quais são as causas, tipos e tratamentos para clarear os...
Não é novidade que as manchas nos dentes são o maior pesadelo entre a maioria das pessoas. Mas você sabe por que elas surgem? Ou quais são as melhores formas de tratá-las? Existem diferentes tipos de manchas e, muita das vezes, elas estão relacionados a fatores externos, como hábitos alimentares e...