Depois de uma temporada usando aparelho ortodôntico fixo, finalmente chegou a hora de retirá-lo. Você sabe o que esperar dos seus dentes e do aspecto da sua boca em geral? O Sorrisologia entrevistou que o cirurgião-dentista Breno Osthoff, que deu algumas luzes sobre o assunto. Confira!

Todo paciente que tira o aparelho deve colocar contenção?

Os cuidados com sua saúde bucal não terminam com a remoção do aparelho ortodôntico. Segundo o profissional, a etapa seguinte à remoção do aparelho fixo consiste no uso de contenção. Ou seja, todo paciente que retira o aparelho ortodôntico fixo deve, sim, colocar a contenção para evitar recidiva do tratamento. “Os dentes naturais tendem a retornar para sua posição pré-tratamento, por isso, alguns dentes exigem mais cuidado do que os outros, necessitando de esplintagem fixa permanente”, explica o cirurgião-dentista. Dessa forma, deve-se compreender que a contenção tem como objetivo manter os dentes na posição para que os resultados do aparelho sejam mantidos durante mais tempo.

O clareamento é uma boa opção para quem ficou com marcas dos braquetes

O clareamento dental pode ser indicado a qualquer momento para os pacientes, desde que eles estejam em perfeitas condições bucais, e não necessariamente apenas depois do tratamento. Além disso, Breno explica: “A região que está coberta pelos braquetes não fica exposta a fatores corantes como o café, cigarro ou pastas de dente com ação clareadora, dessa forma, ao final do tratamento, quando se retira os braquetes, costuma ficar uma marquinha no local”. Por isso, “a melhor forma de igualar as cores é através do clareamento dentário”, indica.

Enxaguante bucal é uma boa opção para fortalecer o esmalte dentário após o aparelho

Segundo o cirurgião, os enxaguantes bucais à base de flúor são uma boa opção para a remineralização do esmalte, fortalecendo-o, inibindo a proliferação bacteriana e o protegendo de cáries.. Apesar disso, a melhor solução é manter os hábitos de higiene bucal, respeitando cada etapa: fio dental, escovação com uso de um creme dental com flúor e, para finalizar, o enxaguante bucal.

Quer saber como funciona o tratamento ortodôntico? Confira no vídeo do Manual do Mundo:

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Breno Alex Osthoff - Cirurgião-dentista com ênfase em prevenção e clínica geral
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 47512