Cuidar da saúde bucal deve fazer parte da sua rotina. Não importa a faixa etária, os pacientes precisam seguir as recomendações do dentista, como fazer a escovação após as primeiras refeições. Porém, alguns problemas bucais podem surgir influenciados por hábitos errados ou a própria alimentação. A desmineralização dental é um deles. Você sabe o que caracteriza esse quadro e como acontece? Veja os esclarecimentos do dentista Augusto Pary sobre o assunto e previna-se.

Conheça o quadro de desmineralização dental

Segundo as explicações do profissional, a desmineralização dental é um processo caracterizado pela perda de cálcio do dente. Este mineral, que o constitui, é responsável por dar dureza na camada mais externa da estrutura, o esmalte dentário. Por isso, problemas nessa área definem o quadro desse problema bucal como o primeiro passo para a instalação da cárie. “A desmineralização constante do esmalte leva a formação de uma mancha branca nos dentes, primeira manifestação clínica visível de cárie”, define ele. Dessa maneira, é possível entender a importância das visitas regulares ao dentista, pois contribui para iniciar o tratamento ainda no início. Porém, no caso do processo de desmineralização evoluir, aquela mancha branca pode dar lugar a uma cárie.

O consumo de alimentos e bebidas ácidas pode resultar na desmineralização dental

A desmineralização dental no sorriso tem relação com os hábitos do paciente. O odontologista destaca alguns fatores que influenciam nesse processo, como a instalação de cáries, uso de escovas de dentes duras, excesso de força na escovação, traumas dentários, ranger e apertamento dos dentes, causados por quadros de bruxismo. “Além disso, também podem ocorrer por reações químicas, como, por exemplo, a ingestão de alimentos ácidos ou transtornos alimentares como a bulimia”, completa ele. A má higienização bucal também pode ser a causa do problema. Os resíduos alimentares que permanecem por mais tempo na cavidade bucal podem influenciar na ação de bactérias que retiram o cálcio da estrutura do dente. Então, essa corrosão contribui para a instalação e formação da cavidade da cárie.

Existem tratamentos para a desmineralização dental?

A desmineralização dental é um quadro que pode acontecer em pacientes de todas as idades, sejam crianças ou até os idosos. Pensando nisso, é essencial dar início ao tratamento o quanto antes. “A melhor forma de prevenir e tratar o caso é eliminando as suas causas”, orienta Augusto. As indicações são o uso de escovas de dentes com cerdas macias, controlar a alimentação e, sobretudo, manter a higiene bucal correta. “É possível também recorrer a restauração da parte dentária afetada”, completa ele.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Augusto Pary - Especializado no tratamento de malformações da face e cirurgia ortognática
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 28865