Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
05.02.2016

O que é cárie? Como posso evitar esse problema bucal? Um dentista responde as principais dúvidas

Sabe aquela dúvida básica que você sempre quis tirar com um dentista? Chegou a hora de esclarecer todas elas com o mais novo vídeo Pergunte ao Dentista

Expert

Sérgio Siqueira Júnior

Sérgio Siqueira Júnior

CRO-SP: 50346

Graduado pela UNICAMP Especialista em Periodontia-UNESP Especialista em Mestre e Implantodontia-UNISA e CFO. Professor Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia do Centro Universitário SENAC Professor do curso de Pós Graduação em Odontologia Estética do Centro Universitário SENAC Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do Instituto Latino Americano de Ensino e Pesquisa/ILAPEO- Curitiba Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do COESP- João Pessoa ITI Speaker Sócio da clínica Sensata de Odontologia.

Você já deve ter ouvido falar muito e até lembra que na infância precisou ir ao dentista porque estava com cárie. Mas será que se te perguntassem você saberia responder exatamente do que se trata a doença e seus principais fatores de risco? Se há alguma dúvida, prepare-se para esclarecer tudo agora com mais um vídeo Pergunte ao Dentista. O profissional convidado para o tema é o Dr. Sérgio Siqueira Júnior. Confira!

O que é a cárie dental?

O profissional explica que a cárie é a doença que mais prevalece na população mundial. Incrível, não? "Ela é causada pela presença de açúcares na boca, juntamente com a presença de um determinado grupo de bactérias", explica Sérgio. A doença é tão séria e preocupante que, em alguns casos, pode levar à perda do dente. A dica é evitar o excesso de açúcar em sua dieta e sempre manter contato com seu dentista para evitar o surgimento dessa temível doença bucal.

Qual a relação da placa bacteriana com as cáries?

"A placa bacteriana é a grande responsável pela maioria dos problemas que acomete a boca, seja de ordem gengival ou dental", comenta o odontologista. Por isso, o grande desafio é eliminar essa placa bacteriana dos dentes ou diminuí-la ao máximo. Dessa forma, você reduz consideravelmente as chances de desenvolver as doenças bucais.

Quais alimentos são os mais prejudiciais para os meus dentes?

Tem momento que é inevitável comer um doce. Mas são eles os alimentos mais prejudiciais aos dentes por serem ricos em açúcares. E o profissional ressalta ainda que não é só aquele necessariamente adocicado como chocolate ou balas, mas os carboidratos de uma maneira geral entram nessa lista. "É mais prejudicial para a dentição a frequência com que esse açúcares são ingeridos. Assim, se você tiver vontade de comer um doce é melhor que ele seja ingerido depois de uma grande refeição, do que um docinho a cada hora", explica o especialista. Boa dica, não?

Como posso evitar a cárie?

Para a cárie surgir é preciso a junção da placa bacteriana e dos açúcares. "Se você remover um desses dois fatores de equação você não terá cárie". É preciso a remoção da placa bacteriana todos os dias, seja através de escova, creme dental, fio dental e enxaguatórios, mas também é importante o controle da sua dieta. "Eliminar é difícil demais, mas é preciso evitar a frequência do açúcar", orienta o dentista.

Em que idade a cárie é mais comum?

A cárie é mais comum na chamada primeira infância, podendo se estender até os 10 anos de idade. Nessa fase, as crianças têm mais dificuldade de escovar os dentes e até falta de uma coordenação motora adequada e, consequentemente, dificuldade na remoção de placa bacteriana. "Por outro lado tem a facilidade do consumo de açúcar", conclui ele.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Siqueira Júnior - Especialista Periodontia e Implantologia
São Paulo - SP
CRO-SP: 50346

Mais Matérias: Cárie
Como evitar cáries no dente de leite?
Cárie
Como evitar cáries no dente de leite?
Ninguém pode negar: a cárie é a maior vilã da saúde bucal infantil. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana na cavidade oral, a doença pode atingir os dentes de leite e trazer bastante incômodo para as crianças. A boa notícia é que existem algumas medidas simples e caseiras...
Posso cuidar das cáries em casa?
Cárie
Posso cuidar das cáries em casa?
Não é incomum encontrar uma cárie no dente e lidar com os diferentes sintomas que esse...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
O que é uma cárie inativa?
Cárie
O que é uma cárie inativa?
A cárie é um problema bastante comum na vida da população brasileira. Ela é causada por bactérias acumuladas na boca que destroem o esmalte dos dentes . Como esses microorganismos são imperceptíveis ao olho humano, cuidar dos dentes se torna algo essencial para evitar esse problemas e zelar pela...
O que pode causar um dente furado? Cárie, fratura, desgaste na obturação... conheça 5 fatores
Cárie
O que pode causar um dente furado? Cárie, fratura, desgaste na obturação... conheça 5...
Ter bons hábitos alimentares e uma rotina regrada de higiene bucal é imprescindível para...
com a participação de:
Ana Araújo
CRO-RJ: 19.220
Dente furado: o que fazer? É possível recuperá-lo? Quais são as causas do problema bucal? Dentista explica!
Cárie
Dente furado: o que fazer? É possível recuperá-lo? Quais são as causas do problema...
Você notou a presença de um dente furado na boca? Esse problema é muito comum em pessoas que...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Cárie de mamadeira: o que é, como pode afetar a saúde bucal do bebê, tratamento e as principais dúvidas sobre a doença
Cárie
Cárie de mamadeira: o que é, como pode afetar a saúde bucal do bebê, tratamento e as...
A cárie é uma doença bucal que atinge todas as idades . Mas, por sua principal causa ser o...
com a participação de:
Simone Rocha de Moraes Bastos
CRO-RJ: 40813