Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
21.09.2016

O que a saliva pode fazer pela sua boca? Confira seus 4 benefícios

A saliva é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes para a saúde bucal. Você pode não perceber, mas ela faz um bem danado para o seu sorriso de diversas maneiras. Não é à toa que esse líquido vive circulando ativamente pela sua boca. As vantagens vão desde fazer uma limpeza superficial nos dentes até prevenir o ambiente oral de doenças e bactérias inimigas, como a cárie. Quer saber mais o que a saliva pode fazer pela sua boca? Descubra 4 benefícios desse fluído.

1) Previne a cárie

A saliva é formada por muitas substâncias, como o sódio, cálcio, enzimas e minerais. Todos estes elementos fazem com que o líquido se torne uma camada protetora, ajudando a prevenir doenças bacterianas como a cárie. Para que esta defesa seja eficiente, vai depender muito de você. O dente e a saliva costumam trocar sais minerais o tempo todo. E isso é muito bom para aumentar a proteção da boca. Por outro lado, se o fluído estiver ácido (devido a sua dieta, por exemplo) o esmalte transfere maior quantidade de sais minerais à boca. Este processo deixa seu sorriso mais vulnerável às lesões cariosas.

2) Limpa seus dentes

Uma pessoa costuma produzir, diariamente, cerca de 1 a 2 litros de saliva. Grande parte dela (99%) é composta por água. Essa quantidade diária ajuda a promover uma limpeza superficial da sua boca, umedecendo e protegendo sua mucosa oral com secreção e fluxo constantes. Para aumentar esta produção, que tal ingerir mais alimentos detergentes? Pera, melancia e nozes são alguns que limpam a superfície dos dentes durante a mastigação. Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia também garante a normalidade da secreção.

3) Não te deixa com mau hálito

Graças à saliva você também preserva um bom hálito. A baixa produção deixa a boca seca, causando até mesmo a xerostomia. E sem um fluxo crescente do fluído não é possível realizar a limpeza superficial, tornando o ambiente úmido e à merce das bactérias. Não deixe de ingerir bastante líquido para ajudar na produção salivar. Caso a água não mate a sua sede, procure um dentista.

4) Ajuda no sistema digestivo

Os dentes junto com a saliva são parte do sistema digestivo. Com eles fica mais fácil dos alimentos serem mastigados e digeridos. O ato de mastigar gera saliva automaticamente. Por isso é tão importante ter sua arcada dentária completa. Sem um ou mais dentes todo esse processo pode ser interrompido, atrapalhando o resto do ciclo. Todos os elementos da boca são importantes e a saliva ajuda a manter esse ambiente em harmonia.

Mais Matérias: Saúde Bucal
Afta na boca: qual é o melhor tratamento? Como prevenir essas lesões?
Saúde Bucal
Afta na boca: qual é o melhor tratamento? Como prevenir essas lesões?
Dentre os problemas bucais mais comuns, a afta é certamente um dos mais incômodos. Além de...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Saúde Bucal
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Tratamento para mau hálito: qual é o melhor remédio? Como evitar? A higiene bucal é suficiente? Conheça 5 causas desse odor
Saúde Bucal
Tratamento para mau hálito: qual é o melhor remédio? Como evitar? A higiene bucal é suficiente?...
Não dá para negar: o mau hálito é um verdadeiro incômodo. Embora ainda seja considerado um tabu por alguns pacientes, o quadro - que também é conhecido como halitose - é mais comum do que se imagina e pode ter diferentes causas. A boa notícia é que existem alguns cuidados, que...
Harmonização facial pode ser feita por um dentista?
Saúde Bucal
Harmonização facial pode ser feita por um dentista?
Em uma visita ao dentista, você consegue tratar e prevenir doenças bucais, como a cárie , fazer...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Dentista esclarece o assunto
Saúde Bucal
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental?...
Faz um bom tempo que você colocou facetas de porcelana ou lentes de contato dental com o objetivo de ter um...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Saúde Bucal
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...