Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

O poder da Ortodontia: confira a transformação que o aparelho ortodôntico faz pelos seus dentes

Antes Depois
Nada melhor que corrigir aquele problema dentário que tanto te incomoda, né? Para isso, você pode contar com a ajuda da Ortodontia, especialidade que previne e corrige anormalidade no alinhamento dos dentes

Expert

Andréia Cotrim Ferreira

Andréia Cotrim Ferreira

CRO-SP: 39000

Mestre em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo. Coordenadora dos Cursos Clínico e Laboratorial em Ortodontia Lingual do Instituto Vellini. Co-autora do livro Ortodontia: Diagnóstico e Planejamento Clínico; Autora do livro Ortodontia Clinica – Tratamento com Aparelhos Fixos.

A ortodontia é uma área transformadora capaz de renovar a autoestima de qualquer pessoa através de seus procedimentos de correção dentária. Muita gente já sofreu por um dente desalinhado e encontrou nessa especialidade a solução para seu problema. "Depois de um tratamento ortodôntico bem feito a pessoa vai ter uma segurança muito grande em mostrar seu sorriso", garante a especialista no assunto Andréia Cotrim. Que tal saber mais sobre este método e conferir o resultado do poder da ortodontia?

"Será que eu preciso usar aparelho?"

Essa dúvida é constante na cabeça de muitas pessoas. Mas para desvendá-la é fácil, basta visitar um profissional que entenda do assunto. "É necessária uma análise criteriosa realizada por um especialista, o Ortodontista, que de posse de uma documentação específica poderá opinar sobre o caso em profundidade, decidindo sobre a necessidade ou não do uso de aparelho ortodôntico". Andréia afirma que existem muitos casos que maloclusões podem causar problemas que vão além do sistema mastigador, afetando o rosto do paciente.

A Ortodontia em ação

A evolução de um tratamento ortodôntico é, sem dúvidas, incrível. Tudo começa com o aparelho sendo fixado nos dentes, por meio de uma resina específica, e é montado por meio de vários elementos, como os braquetes e fios ortodônticos."Ele age continuamente e possibilita a movimentação dental em todas as dimensões do espaço". Para que essa transformação seja um sucesso é importante que o profissional tenha conhecimento de biomecânica do movimento dental, assim como das reações biológicas dos tecidos que circundam os dentes.

Mais cuidado com o aparelho = menos tempo com ele

Praticar uma higiene com base nas orientações do ortodontista e visitar o profissional sempre quando for preciso são cuidados essenciais para que o tratamento leve o seu tempo estimado. "Os aparelhos são extremamente delicados e necessitam de cuidados especiais para que seus componentes não sofram traumas externos ou durante a ingestão de alimentos". Evitar aquelas guloseimas crocantes e pegajosas, como balas, caramelos e pipoca, é necessário para que nenhuma pecinha do aparelho caia ou quebre, atrasando ainda mais o ciclo. "Danificações em partes ou no conjunto do aparelho distorcem as funções normais dos mesmos causando significativo atraso no tempo da correção".

Um tratamento que vale a pena

"Uma das primeiras coisas que as pessoas veem é o sorriso, então um sorriso bonito e harmônico passa a imagem de uma pessoa saudável, feliz, bem-sucedida. Isso deixa o portador com segurança para sorrir", conclui Andréia. De fato existem muitas razões para realizar um tratamento ortodôntico e a principal delas é o bem-estar do paciente.

Escove os dentes com uma escova ortodôntica

Para ter uma higiene ainda mais eficiente e um tratamento acelerado, use uma escova ortodôntica. Ela é exclusiva para você que usa aparelho e precisa limpar toda aquela placa que fica escondida atrás dos fios e braquetes. Com as cerdas em formato “V” fica mais fácil garantir um sorriso saudável e um hálito refrescante.

Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo:

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 39000

Mais Matérias: Aparelho ortodôntico
Herpes labial pode atrapalhar o tratamento ortodôntico?
Aparelho ortodôntico
Herpes labial pode atrapalhar o tratamento ortodôntico?
A herpes labial é uma doença bucal mais comum do que se imagina. Caracterizada por pequenas bolhas...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
Aparelhos invisíveis podem substituir os aparelhos extrabucais?
Aparelho ortodôntico
Aparelhos invisíveis podem substituir os aparelhos extrabucais?
Dentre os diferentes tipos de aparelho ortodôntico , o modelo invisível é certamente um dos...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Aparelho dental fixo: veja os cuidados necessários antes de iniciar o tratamento ortodôntico
Aparelho ortodôntico
Aparelho dental fixo: veja os cuidados necessários antes de iniciar o tratamento...
Você foi ao dentista e descobriu que deve iniciar o tratamento ortodôntico . Isso significa que alguns...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO-RJ: 38947
Aparelho ortodôntico pode causar afta?
Aparelho ortodôntico
Aparelho ortodôntico pode causar afta?
O aparelho ortodôntico pode trazer uma série de mudanças para a rotina dos pacientes....
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO-RJ: 38947
Dor após a manutenção do aparelho fixo: por que isso acontece?
Aparelho ortodôntico
Dor após a manutenção do aparelho fixo: por que isso acontece?
Lidar com a dor causada pela manutenção do aparelho fixo é certamente uma das piores partes...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO-RJ: 38947
Cuidados com aparelho dental fixo: 5 dicas para os primeiros dias de tratamento
Aparelho ortodôntico
Cuidados com aparelho dental fixo: 5 dicas para os primeiros dias de tratamento
Não dá para negar: os primeiros dias usando aparelho ortodôntico são os mais difíceis do tratamento. Afinal, esse período tende a funcionar como uma fase de adaptação para todas as estruturas. Justamente por se tratar de uma novidade, é comum que os ferrinhos e os bráquetes do...