Saborear um simples docinho de vez em quando não tem nada demais, certo? Nem sempre. Se após essa ingestão inocente aquele velho hábito da higiene bucal não for praticado, pode haver um acúmulo de biofilme nos dentes, a famosa placa bacteriana. Para um paciente ortodôntico, a formação dessa película pegajosa se torna ainda maior. Para evitar que o problema evolua, a especialista Andréia Cotrim ensina o papel primordial da escovação para quem usa aparelho fixo.

Escovação não pode ser uma obrigação

Escovar os dentes tem que ser um hábito diário na vida de qualquer pessoa. Mas é importante não encará-lo como algum tipo de obrigação, mas sim como uma prática saudável para o seu sorriso. "O objetivo da escovação não deve ser apenas o cumprimento mecânico e automático de um mero ritual cosmético, mas sim a remoção consciente e eficiente de todo o conteúdo residual formador de placa bacteriana que possa estar aderido aos dentes, aparelhos e sulcos gengivais". Com esta tarefa rápida que só dura dois minutinhos, você se previne de doenças bucais.

Escovando três vezes ao dia

Andréia garante que se a escovação for realizada de forma meticulosa, ela pode ser feita três vezes ao dia. Essa frequência se torna suficiente para o controle da placa. "É importante que a escovação ocorra após as refeições para que os resíduos fermentáveis pela ação bacteriana sejam removidos", lembra.

A escova elétrica pode ajudar nesta função

"As escovas elétricas são tão eficazes quanto às manuais na remoção de placa bacteriana", afirma a especialista. Alguns estudos indicam que as pessoas que utilizam este tipo de ferramenta são altamente motivados, bem instruídos e podem manter uma boa higiene bucal. "Se a escova elétrica for útil ao paciente com aparelho ortodôntico fixo, tornando-o mais cooperador com os procedimentos de higiene bucal, esta deve ser recomendada e encorajada, sendo uma opção para estes pacientes", esclarece.

É evidente a eficácia desse item quando se trata da saúde e segurança dos dentes. Além de todos estes benefícios, ela também tem um temporizador que marca o tempo exato da escovação e um sensor de pressão que avisa se você estiver realizando movimentos muito fortes. Tudo para tornar esse momento mais prazeroso para qualquer sorriso.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 39000