O surgimento de cáries nos dentes de leite é um perigo para o sorriso da criança. Além de prejudicar o esmalte, se não houver tratamento o dente corre um grande risco de ser extraído precocemente podendo prejudicar toda a dentição. Se isso acontecer, é possível que seu filho precise de um mantenedor de espaço. Também considerado um tipo de aparelho, o mantenedor é indicado por um ortodontista e que protege a área do dente retirado para que não prejudique os demais. Quer saber como ele funciona? Confira aqui no Sorrisologia.

Qual é a função do mantenedor?

Este tipo de aparelho não tem a mesma função dos modelos ortodônticos que corrigem a mordida, por exemplo. Segundo o ortodontista Mario Ito, sua tarefa é diferente. “Ele preserva o espaço que ficou do dente extraído , garantindo o surgimento dos próximos de forma sadia e prevenindo o apinhamento dos permanentes”, afirma o profissional. Além disso, ele preserva a integridade da oclusão e mantém os demais dentes em suas respectivas posições.

Fixo X Móvel

Existem dois tipos de aparelho mantenedor: o fixo e o móvel. Ambos realizam a mesma função de preservar o espaço vazio, mas trabalhando de formas diferentes. “O mantenedor móvel seria indicado para os dentes de leite ou quando associamos algum mecanismo para recuperar o espaço. O mantenedor fixo tem uma eficiência melhor para preservar o espaço” comenta o profissional.

Quem precisa usar?

Este aparelho é mais comum em crianças em casos de extração precoce do dente de leite. Mas em alguns casos, adultos também podem precisar. "O mantenedor de espaço em adultos é indicado para preservar espaços para uma futura prótese ou implante", explica.

Os cuidados do tratamento

Como todo tratamento ortodôntico, ele exige mudanças de hábitos para o sucesso nos resultados. “No caso de mantenedores fixos, evitar mastigar alimentos muito duros. Nos mantenedores móveis, fazer a correta utilização para não desadaptar”, indica Mario. Você, pai e mãe, deve ficar atento às dicas do profissional sobre os cuidados com o uso e limpeza do aparelho para auxiliar seu filho caso ele tenha dificuldades.

Limpeza em todos os espaços

É essencial manter a higiene bucal em dia. Para quem usa esse ou qualquer tipo de aparelho ortodôntico, o fio dental Super Floss é especialmente desenvolvido para remoção de resíduos nos dentes e aparelho, além de uma fácil inserção nos espaços estreitos. Perfeito para quem quer garantir uma boca limpa e saudável.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Mario Ito - Ortodontista
Mogi Das Cruzes - SP
CRO-SP 4081