As temperaturas estão caindo e, para muita gente, essa é a melhor época do ano. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que o clima mais frio também pode afetar a sua saúde bucal. Dores e incômodos nos dentes superiores, por exemplo, são bastante comuns durante a estação devido às crises de sinusite. Para saber como prevenir esse e outros problemas bucais, o Sorrisologia reuniu algumas dicas infalíveis para manter o sorriso saudável no inverno.

Sensibilidade é um problema bucal comum nos dias mais frios

Não é novidade que o frio pode resultar em sensibilidade dentária e dores. Isso acontece por conta da grande diferença entre a temperatura ambiente e a do corpo. Nesse caso, uma boa solução é recorrer aos cremes dentais específicos para esse problema. O uso de escovas com cerdas macias também podem ajudar a aliviar o quadro. Entretanto, em casos mais severos, o ideal é consultar um dentista de confiança para iniciar um tratamento endodôntico, que consegue eliminar a dor da sensibilidade.

Sinusite pode resultar em uma falsa sensação de dor de dente

Bastante comum durante o inverno, a sinusite pode ser a grande responsável pela sensação de dor de dente. A doença, que causa inflamação da mucosa dos seios da face, pressiona os dentes pré-molares e, por isso, resulta uma dor que costuma ser confundida com o problema dental. Se você costuma sofrer com os sintomas da sinusite, o ideal é mantê-la controlada para evitar que uma crise prejudique o seu bem-estar.

Chá, café e outras bebidas quentes podem contribuir para dentes amarelados

O clima frio pede uma bebida mais quente, né? Ainda assim, quando se trata de chás, vinhos e café é importante ficar atento. Isso porque os líquidos pigmentados podem favorecer o amarelamento dos dentes e comprometer o seu sorriso branco e saudável. Para evitar este cenário, o ideal é manter uma dieta mais balanceada. Você não precisa abolir todas as bebidas com corantes, mas pode evitá-las ou adotar técnicas que ajudam a driblar as manchas, como o uso de canudo. Assim a bebida não entra em contato com os seus dentes. Além disso, é fundamental manter a escovação dos dentes em dia, incluindo o uso de fio dental e enxaguantes bucais.

Síndrome da boca seca também é um problema que pode surgir durante o inverno

A xerostomia, ou síndrome da boca seca como é popularmente conhecida, é um problema típico do inverno. Isso porque durante a estação é comum que a ingestão de água diminua. Além disso, o vento e problemas respiratórios que fazem com que a pessoa precise respirar pela boca também podem ser responsáveis pela quadro. Para evitar o ressecamento e suas consequências, como dores na garganta e mau hálito, é preciso consumir, pelo menos, 2 litros de água por dia.

Doces x inverno: o aumento do consumo de açúcar nos dias frios contribui para o surgimento de cáries

Outro hábito comum durante o inverno é o consumo de doces. Grandes vilões da sua saúde bucal, eles estão presentes nas guloseimas e nos chocolates quentes que ajudam a manter o corpo aquecido no frio e, quando consumidos em excesso, podem resultar em cáries. Para manter o seu sorriso longe deste problema, o truque é não abusar de alimentos ricos em açúcar e pegajosos. Manter uma boa higienização oral também é fundamental.