Perder um dente pode ser bem ruim. Difícil de imaginar isso acontecer com muitos, senão todos os dentes! A cirurgia de implante dentário, contudo, veio para garantir que o paciente consiga restaurar o seu sorriso. Mas será que é possível implantar mais de um dente e ter de volta todo o sorriso? A especialista em reabilitação oral Luciana Queiroz explica que sim! Segundo ela, é possível fazer uma única prótese para muitos dentes de uma vez só. A profissional ainda conta como os dentistas fazem isso e quais cuidados o paciente deve ter.

O implante dentário envolve duas fases

Luciana explica que implantar um dente é um processo que envolve duas fases. Primeiro, há a etapa cirúrgica. Um pouco antes desse momento, o profissional, a partir de avaliações e exames, identifica como é a estruturação dos dentes do paciente. Com o implante guiado, por exemplo, os dentistas têm ajuda da tecnologia para identificar onde o novo dente deve ser colocado. Assim, fazendo o devido furo na gengiva. Depois dessa análise, é só partir para a cirurgia, realizando todo o procedimento. Depois vem a etapa protética, em que o dente perdido ou a prótese vão ser introduzidos. E pronto! O sorriso do paciente já está completo ;)

‘Posso implantar mais de um dente?’

Pode parecer estranho, mas sim! O mais comum entre os pacientes é que se faça a técnica apenas com um dente. Mas, se necessário, é possível aumentar esse número. “Quando há perda de três ou mais, um próximo ao outro, podemos diminuir a quantidade de implantes e fazer uma prótese fixa com um ou dois dentes pônticos”, explica a profissional. Para realizar esse tipo de procedimento, não esqueça de conversar com o seu dentista o quanto antes. A cirurgia apresenta resultados mais efetivos quando o paciente não demora para ir ao consultório.

É possível implantar todos os dentes?

Mas, e se todos os dentes da arcada foram perdidos? Nesse caso, há sim a possibilidade de restaurar todo o sorriso! “Quando isso acontece, optamos por distribuir alguns implantes na mandíbula e/ou maxilar e confeccionamos uma prótese com todos os dentes”, completa a especialista. Ela comenta que uma outra opção é a prótese móvel, em que por meio de um sistema de encaixe, o paciente pode colocá-la e removê-la quando quiser.

Cuidados necessários ao implante dentário

Quando é usada uma prótese, é preciso cuidar dela como se fosse mais um dente. Além da escovação convencional, o paciente também deve usar as escovas interdentais, fio dental super floss e irrigador oral. Esses acessórios garantem a limpeza de áreas que não foram atingidas pela escova normal. É muito importante ter esses cuidados para não causar uma possível perda do implante, além de manter visitas regulares ao dentista e realizar as manutenções.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciana Queiroz Sales - Especialista em Reabilitação Oral e Estética
São Paulo - SP
CRO: 109.098