Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
10.08.2017

O bruxismo infantil é mais comum no inverno. Mito ou verdade?

Expert

Sílvia Reis

Sílvia Reis

CRO-MG: 18894

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), titulou-se mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e doutora em Ortodontia pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do curso Ortoadultos - Tratamento Ortodôntico em Adultos (SP e BH) e da especialização em Ortodontia do Instituto de Estudos da Saúde Sérgio Feitosa (IES) e palestrante nos principais eventos nacionais de Ortodontia.

Há diversas doenças que podem surgir durante a infância ou na fase adulta. O bruxismo é um exemplo delas. É importante que seja logo diagnosticado para dar início ao tratamento adequado, a fim de evitar consequências tanto para saúde bucal, como geral. O distúrbio, que é muito comum em pacientes crianças, também é comumente notado durante a estação do inverno. E existe uma explicação para isso. A dentista Sílvia Reis tira dúvidas sobre o assunto.

O que é bruxismo infantil?

De acordo com dados de um estudo publicado no “Journal of Dentistry for Children”, aproximadamente 40% das crianças possuem o hábito de ranger ou apertar os dentes. São essas as principais características do bruxismo, que pode acontecer durante o dia ou à noite, no decorrer do sono. Caso não seja resolvido, o problema pode desencadear outros incômodos aos pequenos, como dentes amolecidos e sangramento da gengiva.

É verdade que o bruxismo é mais comum no inverno?

A dentista confirma que o bruxismo é mais comum durante o inverno. “O distúrbio está frequentemente associado a problemas respiratórios, que são mais prevalentes nessa época do ano”, explica ela. A ocorrência do bruxismo nessa estação está ligada a falta de ar causada pela obstrução das vias aéreas. Isto faz com que a atividade cerebral seja estimulada e a frequência cardíaca também, desencadeando o ranger de dentes.

Existe uma maneira de prevenir o bruxismo nessa época?

As causas do bruxismo são diversas, como estresse, fatores oclusais e genético. No entanto, a maioria dos casos são decorrentes de problemas respiratórios. Por isso, é mais comum a ocorrência do distúrbio durante o inverno, época de grande recorrência de doenças que obstruem uma boa e regular respiração. “Deve-se procurar um otorrinolaringologista para tratar ou prevenir as rinites e sinusites típicas dessa época do ano”, indica a profissional.

Maneiras para o paciente perceber o bruxismo

O bruxismo é um distúrbio que ocorre principalmente à noite durante o sono. Assim, normalmente acaba sendo relatado por pessoas que dormem próximas ao portador do ranger dos dentes, podendo ser criança ou adulto. Dessa maneira, é possível perceber o barulho característico. No entanto, nos casos mais intensos do transtorno pode ser observado reclamações de dores de cabeça ou na face, principalmente ao acordar. Além disso, ocorre um desgaste nos dentes, contribuindo para o diagnóstico pelo dentista. “Diante de qualquer um desses sinais, um profissional da odontologia deve ser procurado”, completa a ortodontista.

Mais Matérias: Bruxismo
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção sem sair de casa
Bruxismo
Agravamento do bruxismo durante a quarentena: como melhorar os sintomas da disfunção...
O coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo . Além das medidas de higiene, a quarentena e...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade? Especialista esclarece a dúvida
Bruxismo
Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade?...
Que o bruxismo pode trazer uma série de complicações para a vida do paciente não...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo
Passo a passo do tratamento de bruxismo: todas as etapas e cuidados para controlar a disfunção
Bruxismo ainda é um problema desconhecido por muita gente . Existem pessoas que sentem aquele apertamento da arcada dentária, dores constantes de cabeça, no maxilar e nos dentes, mas não fazem ideia do que se trata. Neste caso, é melhor ficar atento: se você vem presenciando esses sintomas, pode estar com um caso...
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Bruxismo
Bruxismo pode causar pulpite: você sabe o que é esse problema bucal? Saiba como prevenir!
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o bruxismo , certo? O distúrbio causado pelo hábito de ranger ou esfregar os dentes é mais comum do que se imagina e pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque a doença pode causar novas complicações ao seu sorriso,...
O bruxismo diminuiu o tamanho dos meus dentes: o que fazer para recuperar a estrutura desses elementos?
Bruxismo
O bruxismo diminuiu o tamanho dos meus dentes: o que fazer para recuperar a estrutura desses...
Poucas coisas incomodam tanto quanto uma dor de dente causada pelo bruxismo. Essa disfunção, além de refletir em um enorme desconforto bucal, também pode resultar em problemas mais graves, como uma pulpite, DTM e até mesmo o desgaste dos dentes, diminuindo o tamanho dos elementos. O Sorrisologia entrevistou a...
Aparelho para bruxismo: tudo o que você precisa saber sobre o modelo
Bruxismo
Aparelho para bruxismo: tudo o que você precisa saber sobre o modelo
O bruxismo é uma disfunção que causa muitos problemas para a saúde bucal e bem-estar...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448