Quando se trata do uso de aparelho ortodôntico, é comum que alguns pacientes tenham uma série de dúvidas. Quanto tempo o tratamento vai durar? É preciso evitar alguns alimentos? Vou sentir dor? Essas são algumas das questões mais frequentes sobre o tratamento. Mas, além disso, outra preocupação frequente é se os dentes podem ficar manchados ou escuros ao fim fim do tratamento ortodôntico. Será que isso é verdade? A ortodontista Ana Araújo falou com o Sorrisologia sobre esse assunto!

Afinal, o aparelho ortodôntico mancha os dentes?

É comum que, antes mesmo de colocar o aparelho ortodôntico, alguns pacientes tenham a dúvida - e até medo - de que o acessório possa escurecer os dentes. Por isso, Ana Araújo adianta: “O aparelho não causa a mudança de coloração nos dentes”. Na verdade, as manchas amareladas podem ser causadas por outros fatores. “Isto pode ser ocasionado pela ausência ou pouca frequência de higiene bucal correta”, explica a dentista. Para evitar dentes amarelados, é preciso ter atenção redobrada no momento de escovação. Utilizando o fio dental específico para pacientes ortodônticos, fazendo o uso da escova interdental para tirar o acúmulo de placa dos dentes e braquetes e finalizando com enxaguante, você consegue manter o equilíbrio do sorriso.

Tirei o aparelho. Posso fazer o clareamento dental?

Quando o tratamento ortodôntico termina e você finalmente pode tirar o aparelho, é normal ter vontade de clarear os dentes para completar o sorriso alinhado e perfeito. Segundo Ana, “se o paciente e for da sua vontade, é possível realizar o clareamento dental após a retirada do aparelho”. Entretanto, é importante lembrar que o procedimento deve ser feito sempre com o acompanhamento de um dentista, para que não ocorra nenhum prejuízo à saúde bucal e a estética do sorriso.

Saiba como clarear os dentes após tirar o aparelho

Além do clareamento dental, existem outras técnicas que podem contribuir para um sorriso branco e saudável após a retirada do aparelho ortodôntico. Entre elas, está a profilaxia bucal. Assim como afirma a ortodontista, a profilaxia bucal pode, de fato, deixar os dentes mais claros, já que remove aquelas manchinhas causadas por pigmentos diários. No caso do tratamento ortodôntico, “a indicação é o procedimento seja feito no dia ou na véspera da manutenção, que é quando os fios ortodônticos e os elásticos podem ser removidos e garantir um resultado mais eficaz”, afirma. Mas, vale ressaltar que, a profilaxia bucal deve ser realizada a cada seis meses, dependendo da orientação do seu dentista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Ana Araújo - Especialista em prótese dental/ dentística restauradora/ odontologia do trabalho
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 19.220