Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
18.09.2017

O acúmulo de tártaro pode causar mau hálito?

  Está com problemas de mau hálito? Pode ser um problema causado pelo acúmulo de tártaro nos dentes. Entenda mais sobre o assunto!
Está com problemas de mau hálito? Pode ser um problema causado pelo acúmulo de tártaro nos dentes. Entenda mais sobre o assunto!

Expert

Sérgio Siqueira Júnior

Sérgio Siqueira Júnior

CRO-SP: 50346

Graduado pela UNICAMP Especialista em Periodontia-UNESP Especialista em Mestre e Implantodontia-UNISA e CFO. Professor Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia do Centro Universitário SENAC Professor do curso de Pós Graduação em Odontologia Estética do Centro Universitário SENAC Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do Instituto Latino Americano de Ensino e Pesquisa/ILAPEO- Curitiba Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do COESP- João Pessoa ITI Speaker Sócio da clínica Sensata de Odontologia.

Como você já deve ter ouvido muito de seu dentista, a higienização correta é de suma importância para a saúde bucal. Escovar os dentes após a refeição e passar o fio dental são hábitos básicos para que isso seja mantido. Contudo, para quem não pratica de maneira adequada, um grande vilão é o mau hálito. Você sabia que o acúmulo de tártaro pode ser o causador desse incômodo? O dentista Sérgio Siqueira Junior tira dúvidas sobre o problema e como evitá-lo.

O que é tártaro?

O dentista explica que o tártaro ocorre devido a ação da saliva na boca que mineraliza a placa bacteriana. Também conhecido como cálculo dental, ele surge como resultado desse processo salivar. Essa placa mineralizada encontra nas superfícies duras locais propícios para aderir, como os dentes, próteses, implantes e aparelhos ortodônticos, por exemplo. Além de prejudicar dentes e gengiva, o tártaro pode tornar-se um incômodo estético.

Como acontece o acúmulo de tártaro?

Assim como explicado, a base para o surgimento do tártaro é a placa bacteriana. Esta é produzida na boca de todos os indivíduos mesmo depois da escovação ou higienização feita pelo dentista. A placa é formada por bactérias que estão dentro da cavidade bucal, além de células descamadas e de defesa. Quando ela não é retirada, acaba passando um período de tempo agarrada às superfícies, o que inicia o processo de mineralização. “Não remover esta placa com a escovação e o fio dental leva ao acúmulo de tártaro”, explica o profissional.

Mau hálito pode ser causado por acúmulo de tártaro

Normalmente, o tártaro é caracterizado por sua cor amarela ou marrom nos dentes, próximo à gengiva. Além de atrapalhar a estética do sorriso, o cálculo dental pode trazer mau hálito para o paciente. “O acúmulo de cálculo leva a um maior acúmulo de placa sobre ele, já que é uma superfície porosa”, esclarece Sérgio. Esse aglomerado nos dentes pode vir a inflamar os tecidos circundantes, o que causa o mau hálito. O odontologista ressalta que a inflamação é capaz levar a uma perda de tecidos de suporte do dente, como no cemento, ligamento e osso. Este é identificado como um quadro de periodontite que pode causar até mesmo a extração do dente.

Os tratamentos e prevenção do acúmulo de tártaro

Nos casos em que o paciente já apresenta o acúmulo de tártaro nos dentes, é preciso marcar uma consulta ao dentista. O profissional é o único capaz de retirar o cálculo já formado. O processo é denominado com raspagem e é feito com instrumentos especiais do consultório. No entanto, há maneiras de evitar esse aparecimento indesejável. “A melhor maneira de prevenir o acúmulo de cálculo é removendo constantemente a placa bacteriana”, indica Sérgio. É preciso manter o hábito de uma higienização bucal correta, com uma boa escovação e usar o fio dental.

Mais Matérias: Tártaro
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e a periodontite
Tártaro
Passo a passo da limpeza de tártaro: saiba como o procedimento é feito para evitar a gengivite e...
O tártaro é um dos maiores inimigos da saúde bucal . Com ele, nossos dentes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite. Para que esses problemas não aconteçam, precisamos remover o tártaro através de uma limpeza. Você já passou por esse...
Tártaro nos dentes de leite: o tratamento é o mesmo para a dentição permanente?
Tártaro
Tártaro nos dentes de leite: o tratamento é o mesmo para a dentição permanente?
Descobrir que você está com tártaro não é uma notícia nada...
com a participação de:
Heloísa Crisóstomo
CRO: DF-CD-8149
Tártaro na contenção ortodôntica fixa: como remover? Maneiras de evitar o acúmulo de placa bacteriana atrás dos dentes
Tártaro
Tártaro na contenção ortodôntica fixa: como remover? Maneiras de evitar o acúmulo de...
Após o tratamento ortodôntico, alguns pacientes ainda precisam usar a contenção fixa por...
com a participação de:
Ana Araújo
CRO-RJ: 19.220
Tártaro pode causar doenças gengivais, como a periodontite. Entenda!
Tártaro
Tártaro pode causar doenças gengivais, como a periodontite. Entenda!
O tártaro - ou cálculo dental, como também é chamado - é um dos problemas bucais mais comuns entre os pacientes. Causado por pequenos deslizes na rotina de cuidados, como a falta de escovação e a ausência de fio dental, o quadro pode resultar em uma série de doenças a longo prazo, como...
Cálculo dental e tártaro são a mesma coisa? Saiba mais sobre o problema bucal
Tártaro
Cálculo dental e tártaro são a mesma coisa? Saiba mais sobre o problema bucal
Aquela placa amarelada que se forma nos dentes é conhecida como  o famoso tártaro , também...
com a participação de:
Camila Stofella Sodré
CRO-RJ: 40419
Tártaro: o que é? Como ele é formado? Quais os tratamentos? Como evitar que esse problema se instale no seu sorriso?
Tártaro
Tártaro: o que é? Como ele é formado? Quais os tratamentos? Como evitar que esse problema se...
Um dos problemas bucais mais recorrentes é o tártaro , também chamado de cálculo dental e que se inicia com a instalação de pequenas placas em nossos dentes. Você provavelmente já ouviu falar sobre essa patologia, ou até mesmo já teve tártaro em algum momento da vida, mas...