Desde pequenos somos orientados a passar o fio dental ao escovarmos os dentes, mas poucas vezes nos explicam qual a verdadeira função deste produto e por que ele é tão importante para nossa higiene bucal. Por causa disso, poucas pessoas adquirem o hábito de utilizá-lo na hora da escovação. Por mais que isso pareça um mero detalhe dentre essa rotina de limpeza, na verdade o uso do fio-dental é essencial para manter alguns problemas bucais bem longe. A cirurgiã-dentista Ana Carolina Guimarães Teixeira fala sobre o assunto e dá dicas de como mudar isso.

A importância do fio dental para a saúde bucal

Apesar de a escova dental ser vista muitas vezes como o principal item para uma boa higiene bucal, ela não está sozinha nesse processo. Outro item indispensável para que a limpeza oral seja feita da melhor forma é o fio dental, que é capaz de alcançar locais em nossa boca que a escova não chega, próximos à gengiva. “Ele é importante pois auxilia na remoção das placas bacterianas e resíduos alimentares que se alojam nas regiões entre os dentes, função esta que a escova dental não desempenha”, conta Ana Carolina.

É preciso utilizar o fio dental após todas as refeições?

Segundo a especialista, o ideal é utilizar após as principais refeições do dia, sendo que após a última refeição o seu uso é ainda mais importante. Isso porque quando vamos dormir, ocorre a queda fisiológica do fluxo salivar, aumentando as chances de formação de cárie e placa bacteriana durante o sono. “Com o uso do fio dental e a correta escovação as chances de formação de cárie e placa bacteriana diminuem significativamente.”
Além disso, outra dúvida muito comum é quanto ao uso do fio dental antes ou após a escovação. A especialista afirma que o ideal é que o processo seja realizado antes, a fim de evitar que os pacientes “pulem” essa etapa, garantindo que os dois itens sejam usados. Isso porque quando isso é invertido, muitos simplesmente deixam de passar o fio dental

As consequências de não utilizar o fio dental na higiene dental

Para quem acha que o fio dental não tem muita utilidade, agora é hora de mudar de ideia. Além de auxiliar na limpeza da cavidade oral, o fio dental é fundamental para evitar pelo menos quatro tipos de problemas bucais, segundo a especialista: a formação de placa bacteriana, cáries e a gengivite, que posteriormente pode ocasionar a doença periodontal. Quando esta última acontece, os tecidos que suportam os dentes inflamam, podendo levar a perda do elemento dental.

Como alguém que não possui o hábito de passar o fio dental pode mudar isso?

A melhor forma de lembrar de passar o fio dental é mudando a rotina de higiene bucal e acrescentando a utilização do item sempre após as principais refeições. Colar um post-it no espelho do banheiro com o aviso de não esquecer o fio dental, ou até mesmo colocar um alarme no celular próximo ao horário do almoço podem ser boas táticas para começar a adotar esse novo hábito. “Após a instrução da correta higiene bucal e conscientização da importância do fio, sugiro a necessidade de criar uma rotina, desta forma o paciente notará que esses novos hábitos trarão uma diferença positiva nos seus dentes e em toda mucosa oral.”

Como utilizar o fio dental corretamente?

Muitas pessoas têm essa dificuldade quando se trata de fazer o uso adequado do fio dental, por isso a especialista Ana Carolina Teixeira conta como realizar a técnica em 7 passos. Confira:

1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.
2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicadores de cada mão.
3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C suavemente;
4. mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.
5. Terminando de passar em um dente enrole a parte suja no dedo indicador direto e solte a parte limpa do dedo esquerdo.
6. Repita esse movimento em todos os dentes.
7. Se o fio acabar corte outro pedaço e repita todas as instruções citadas acima.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Ana Carolina Guimarães Teixeira - Cirurgiã-dentista da Clínica Odonto Clean com graduação em odontologia pela Universidade Unigranrio.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 46474