A partir dos 6 anos, muitos problemas ortodônticos podem se desenvolver na arcada dentária de uma pessoa. O mais comum devido aos hábitos de sucção da idade é a mordida aberta - uma pequena abertura que se forma no sorriso quando a criança mantém a posição de mordida da arcada. Embora a condição seja bastante comum na infância, será que pode acometer todas as idades? De acordo com a ortodontista Silvia Reis, tudo vai depender da aceitação da criança em largar esses hábitos na hora certa e da ajuda dos pais neste momento delicado.

Mordida aberta pode permanecer na fase adulta

De acordo com a especialista, a mordida aberta costuma se manifestar bastante na infância devido aos costumes desenvolvidos na época, como colocar o dedo na boca e usar a chupeta. Apesar de ser algo que muda totalmente a posição dos dentes, é possível que a correção ocorra espontaneamente. “Isso se for causada por um hábito que a criança abandona antes de os dentes permanentes nascerem”, explica. Agora, quando o pequeno mantém o hábito após a troca dos dentes, o problema só pode ser reparado com aparelho ortodôntico ou cirurgia. Caso a condição não seja resolvida, a criança pode conviver com essa situação até alcançar a maioridade.

Para não acontecer, basta prevenir

Chupar o dedo ou a chupeta é algo bem natural, mas precisa ser vigiado pelos pais constantemente, ainda mais depois dos 3 anos de idade. “Deve-se estimular as crianças a abandonarem a chupeta, pois a maioria já terá maturidade para isso”, avisa Silvia. Além dos hábitos de sucção é importante que os pequenos não tenham o costume de respirar pela boca. Se o problema não for evitado nesta época, os pais precisam procurar um ortodontista assim que o filho completar 5 anos.

Prefira as chupetas ortodônticas

Outra forma de prevenção é substituir a chupeta tradicional pela ortodôntica. “Como a maioria das crianças tem necessidade de sugar algum objeto, deve-se oferecer a chupeta ortodôntica para evitar que ela chupe o dedo”, indica a especialista. Além de causar uma mordida aberta menor, esse acessório é mais fácil de ser removido antes do seu filho completar 5 anos. É importante acompanhar cada detalhe do crescimento da criança, principalmente quando falamos de saúde bucal.

A higiene também é importante

Por outro lado, se existe um hábito que nunca podemos deixar de fazer é a higiene bucal. É fundamental que os pais comecem a praticar essa limpeza nas gengivas e ensinem toda a técnica para a criança quando garantir total controle da escova de dente. Lembre-se que a quantidade de creme precisa ser controlada e o fio dental usado mesmo tendo poucos dentinhos.