Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
26.04.2017

Mordida aberta: descubra o que essa condição causa na sua saúde bucal

  Quando o seu filho sorri, os dentes de cima não encostam nos dentes debaixo, causando uma pequena abertura chamada de mordida aberta. Saiba sobre a causa desse problema e como tratá-lo
Quando o seu filho sorri, os dentes de cima não encostam nos dentes debaixo, causando uma pequena abertura chamada de mordida aberta. Saiba sobre a causa desse problema e como tratá-lo

Expert

Sílvia Reis

Sílvia Reis

CRO-MG: 18894

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), titulou-se mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e doutora em Ortodontia pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do curso Ortoadultos - Tratamento Ortodôntico em Adultos (SP e BH) e da especialização em Ortodontia do Instituto de Estudos da Saúde Sérgio Feitosa (IES) e palestrante nos principais eventos nacionais de Ortodontia.

Mordida aberta: esse foi o diagnóstico que seu filho recebeu após uma consulta com o odontopediatra. É um problema caracterizado pela falta de contato de alguns dentes quando o paciente morde ou sorri. “Pode ser a ausência de toque entre os dentes da frente, chamada mordida aberta anterior, ou entre os de trás, chamada mordida aberta posterior”, explica a ortodontista Silvia Reis. Essa condição afeta aproximadamente 11% da população, a maioria criança, e pode se transformar em um problema maior na fase adulta. Descubra o que essa situação é capaz de causar à saúde bucal e saiba como tratar.

O que causa a mordida aberta?

Existem dois cenários de mordida aberta e várias causas possíveis para o problema. “Elas podem ser classificadas como dentárias, quando o problema é apenas nos dentes, ou esqueléticas, quando a causa está no desequilíbrio dos ossos da face”, esclarece a especialista. As mordidas abertas dentárias geralmente são reflexos de hábitos inadequados, como chupar o dedo, a chupeta, os lábios ou pelo mal posicionamento da língua. Já a esquelética tem uma causa genética, causada pelo excesso de crescimento vertical dos ossos do rosto, deixando a face muito mais comprida. “A mordida aberta desses pacientes é agravada quando o paciente respira pela boca”, atenta.

Como ela afeta a saúde bucal?

O maior problema que surge com a mordida aberta é a sobrecarga nos outros dentes que se tocam. “A eles cabe o papel de suprir a ausência de função dos dentes da região com mordida aberta”, explica a ortodontista. Esse cenário pode resultar em fraturas e desgastes do lado sobrecarregado, perda óssea e retração de gengiva, podendo levar à queda desses elementos dentários. A língua também pode prejudicar ainda mais este quadro. Mesmo não sendo causadora da mordida aberta, ela tende a ficar repousando entre os dentes quando o paciente fala ou engole. “Essa posição anormal resulta em pressões inadequadas sobre os dentes e alterações na fala”. Outro problema é o prejuízo na estética do sorriso e da face.

Quais são as formas de tratamento?

Para não passar por nenhum problema, é importante procurar um especialista e tratar a mordida aberta. Silvia diz que o tratamento vai depender da causa e da idade do paciente. “Em crianças com hábitos de chupar dedo, chupeta, lábio ou língua, são utilizados aparelhos que impedem esses hábitos. Normalmente, a mordida fecha entre 6 e 12 meses”. Se o hábito for uma dependência emocional, a criança, logo que colocar o aparelho, vai substituir por outro, como fazer xixi na cama ou irritação. Nesses casos o dentista pode indicar a ajuda de uma terapia psicológica.

Já os pacientes adultos podem receber o tratamento com aparelhos ortodônticos associados ao uso de elásticos ou dispositivos instalados no osso, dependendo da gravidade. A profissional lembra que em alguns casos esqueléticos graves existe a necessidade de uma cirurgia ortognática para corrigir a posição dos ossos e dentes. “Normalmente o tratamento ortodôntico deve ser associado ao fonoaudiológico para correção da postura da língua”, afirma.

Prevenir é sempre a melhor escolha

Todo cuidado deve começar assim que a criança nasce. Muitos bebês apresentam uma grande necessidade de sugar algum objeto e para evitar maiores problemas, é importante oferecer a opção menos arriscada: a chupeta ortodôntica. “Além de causar uma mordida aberta menor, ela é mais fácil de ser removida antes dos 5 anos de idade”, diz. Quando o seu filho completar 3 anos, estimule o desapego do acessório. “Se a criança mantém o hábito após a troca dos dentes e nos casos de mordidas abertas esqueléticas, a correção exige o tratamento ortodôntico ou cirúrgico”, conclui a especialista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sílvia Reis - Ortodontista
Minas Gerais - MG
CRO-MG: 18894

Mais Matérias: Dentes
Dor no dente podre: o que fazer? Dentista indica todos cuidados para acabar com o problema
Dentes
Dor no dente podre: o que fazer? Dentista indica todos cuidados para acabar com o problema
Ter   dor de dente é algo mais comum do que se imagina. No entanto, em alguns casos, o motivo por...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Dente podre pode causar mau hálito? Entenda a relação entre esses problemas bucais
Dentes
Dente podre pode causar mau hálito? Entenda a relação entre esses problemas bucais
Lidar com um dente podre é uma das principais reclamações entre os pacientes. Além de prejudicar a estética do seu sorriso, o quadro pode resultar em uma série de sintomas que podem oferecer riscos à sua saúde bucal, como a dor de dente e sensibilidade. Mas será que a presença de um...
Dente podre: quais são as causas e sintomas? Dá para tratar ou a extração é a única saída?
Dentes
Dente podre: quais são as causas e sintomas? Dá para tratar ou a extração é a única...
Faz tempo que você não vai ao dentista e um dos seus dentes está com uma aparência nada...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146
Desgaste na restauração dentária: por que isso acontece? Como prevenir e fazer com que o procedimento dure por mais tempo
Dentes
Desgaste na restauração dentária: por que isso acontece? Como prevenir e fazer com que...
Quando se trata de cuidados com a saúde bucal, a restauração dentária é um dos...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146
Dentes amarelados: o que significa? Por que eles ficam assim? Como clarear? 4 dicas para prevenir o amarelamento
Dentes
Dentes amarelados: o que significa? Por que eles ficam assim? Como clarear? 4 dicas...
Lidar com dentes amarelados pode ser um verdadeiro pesadelo para quem preza pela saúde bucal. Além...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Qual é o melhor tipo de implante dentário? Especialista recomenda a melhor reabilitação após a perda do dente
Dentes
Qual é o melhor tipo de implante dentário? Especialista recomenda a melhor reabilitação...
O implante dentário é a opção mais recomendada pelos dentistas quando se trata da...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601