Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
30.01.2020

Mordi a língua e virou afta: o que fazer? Dentista explica como proceder em caso de surgimento da ferida na boca

Expert

Johnathan Marcondes

Johnathan Marcondes

CRO-PA: 4456

Cirurgião-Dentista formado pela Unioeste ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em 2005- pós graduado em lentes de contato dental e facetas de porcelana. Aplicação de toxina botulina (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, cirurgia de Bichectomia. Prótese - Odontologia Estética - Odontologia Digital. Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Membro da IFED- International Federation Esthetic Dentistry Proprietário da Clínica Top Dente.

A hora de comer é um momento muito prazeroso, mas nem sempre as coisas saem como o esperado e às vezes a fome é tão grande que a gente acaba mordendo a própria língua. É uma situação bem chatinha, mas que pode acontecer com qualquer pessoa. O problema mesmo é quando essa mordida acaba trazendo uma afta para a sua boca! A causa da afta é multifatorial, o que significa que esse pequeno probleminha pode acontecer pelos mais diversos motivos - inclusive uma mordida errada! Mas para amenizar o problema, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes, e ele te explica tudo que você precisa saber a seguir!

Morder a língua pode provocar uma afta?

De acordo com o dentista, uma mordida errada pode sim ser a responsável pelo surgimento de uma afta na boca. Isso pode acontecer devido ao descuido na hora de comer algum alimento ou até mesmo por causa de dentes mal posicionados que acabam atingindo a língua e provocam uma afta no local. Além disso, o especialista destaca: “Vale lembrar que qualquer alimento ácido pode irritar machucados já existentes na boca, causando dor”.

O que fazer quando surge uma afta na língua?

O incômodo é grande no início, mas se você quiser que a afta vá embora o mais rápido possível, a melhor solução é deixá-la quietinha no seu canto e não mexer mais nela! “Normalmente não é necessário fazer um tratamento para cicatrizar as aftas, pois elas desaparecem sozinhas quando concluem o processo cicatrizador”, explica o dentista. No entanto, às vezes a dor é muita e existem algumas medidas que podem ajudar a amenizar isso. “Para se ter um alívio temporário pode-se aplicar pomadas analgésicas. Elas minimizam a dor, mas retardam o processo de cicatrização”, conta. Mas lembre-se sempre de consultar um profissional primeiro, pois a automedicação pode acabar piorando o problema ao invés de melhorar.

Lesão costuma durar até 14 dias

Segundo Johnathan, o tempo de cicatrização vai depender do tipo de afta. Isto é, as aftas menores costumam cicatrizar entre 7 e 14 dias, mas se a afta for maior do que o normal, é possível que o problema dure algumas semanas. Nesse caso, porém, o ideal é que o paciente procure a ajuda de um dentista para maiores orientações. Muitas vezes o câncer de boca é confundido com pequenas feridas na boca que não cicatrizam após o período de 15 dias, então é sempre bom ficar atento ao tempo de duração dessas lesões bucais.

Previna-se e livre-se das aftas!

A melhor maneira de se livrar das aftas é evitando que elas apareçam. “Escove bem os dentes, pois, após as refeições, a acidez da boca aumenta. Por isso é importante fazer a higienização depois de comer”, orienta o dentista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Johnathan Marcondes - Cirurgião-Dentista
Parauapebas, PA
CRO-PA: 4456

Mais Matérias: Aftas
Afta na boca: qual é o melhor tratamento? Como prevenir essas lesões?
Aftas
Afta na boca: qual é o melhor tratamento? Como prevenir essas lesões?
Dentre os problemas bucais mais comuns, a afta é certamente um dos mais incômodos. Além de...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Estomatite infantil: o que é? Quais os sintomas? Dá para prevenir?
Aftas
Estomatite infantil: o que é? Quais os sintomas? Dá para prevenir?
A estomatite, também conhecida como afta , é um problema bastante comum e que também pode...
com a participação de:
Flávia Macedo Couto
CRO-RJ: 39.770
5 causas da afta e o que fazer para aliviar o incômodo dessas lesões
Aftas
5 causas da afta e o que fazer para aliviar o incômodo dessas lesões
Você está com afta e não é a primeira vez que isso acontece. Muita gente nem sabe o real motivo do aparecimento dessas feridas na boca , mas, de acordo com dentistas e estomatologistas, elas podem estar relacionadas com a baixa imunidade, um trauma causado pela escovação bruta ou pelo aparelho ortodôntico...
Aftas: o que são? Quais as causas? Quanto tempo duram? Saiba como lidar com essas pequenas feridas
Aftas
Aftas: o que são? Quais as causas? Quanto tempo duram? Saiba como lidar com essas pequenas feridas
Feridas na boca são mais comuns do que a gente gostaria. Quando menos se espera, logo nasce uma afta para bancar a estraga-prazeres: você não consegue mais comer nem falar direito sem sentir aquela dorzinha incômoda, situação típica desse quadro . Mas afinal, o que são as aftas? Como elas se...
Aftas: o que fazer quando sentir dor ao comer? Dentista indica alimentos que devem ser evitados
Aftas
Aftas: o que fazer quando sentir dor ao comer? Dentista indica alimentos que devem ser...
Como se não bastasse o desconforto bucal provocado pelas aftas , eis que surge um outro problema no meio...
com a participação de:
Dulce Helena Cabelho Passarelli
CRO-SP: 35856
Problemas com aftas? Confira o passo a passo de como amenizar e tratar o desconforto
Aftas
Problemas com aftas? Confira o passo a passo de como amenizar e tratar o desconforto
Todo mundo já deve ter passado por alguma situação em que surgiram pequenas bolinhas, chamadas...
com a participação de:
Dulce Helena Cabelho Passarelli
CRO-SP: 35856