A hora de comer é um momento muito prazeroso, mas nem sempre as coisas saem como o esperado e às vezes a fome é tão grande que a gente acaba mordendo a própria língua. É uma situação bem chatinha, mas que pode acontecer com qualquer pessoa. O problema mesmo é quando essa mordida acaba trazendo uma afta para a sua boca! A causa da afta é multifatorial, o que significa que esse pequeno probleminha pode acontecer pelos mais diversos motivos - inclusive uma mordida errada! Mas para amenizar o problema, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes, e ele te explica tudo que você precisa saber a seguir!

Morder a língua pode provocar uma afta?

De acordo com o dentista, uma mordida errada pode sim ser a responsável pelo surgimento de uma afta na boca. Isso pode acontecer devido ao descuido na hora de comer algum alimento ou até mesmo por causa de dentes mal posicionados que acabam atingindo a língua e provocam uma afta no local. Além disso, o especialista destaca: “Vale lembrar que qualquer alimento ácido pode irritar machucados já existentes na boca, causando dor”.

O que fazer quando surge uma afta na língua?

O incômodo é grande no início, mas se você quiser que a afta vá embora o mais rápido possível, a melhor solução é deixá-la quietinha no seu canto e não mexer mais nela! “Normalmente não é necessário fazer um tratamento para cicatrizar as aftas, pois elas desaparecem sozinhas quando concluem o processo cicatrizador”, explica o dentista. No entanto, às vezes a dor é muita e existem algumas medidas que podem ajudar a amenizar isso. “Para se ter um alívio temporário pode-se aplicar pomadas analgésicas. Elas minimizam a dor, mas retardam o processo de cicatrização”, conta. Mas lembre-se sempre de consultar um profissional primeiro, pois a automedicação pode acabar piorando o problema ao invés de melhorar.

Lesão costuma durar até 14 dias

Segundo Johnathan, o tempo de cicatrização vai depender do tipo de afta. Isto é, as aftas menores costumam cicatrizar entre 7 e 14 dias, mas se a afta for maior do que o normal, é possível que o problema dure algumas semanas. Nesse caso, porém, o ideal é que o paciente procure a ajuda de um dentista para maiores orientações. Muitas vezes o câncer de boca é confundido com pequenas feridas na boca que não cicatrizam após o período de 15 dias, então é sempre bom ficar atento ao tempo de duração dessas lesões bucais.

Previna-se e livre-se das aftas!

A melhor maneira de se livrar das aftas é evitando que elas apareçam. “Escove bem os dentes, pois, após as refeições, a acidez da boca aumenta. Por isso é importante fazer a higienização depois de comer”, orienta o dentista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Johnathan Marcondes - Cirurgião-Dentista
Parauapebas, PA
CRO-PA: 4456