Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
14.06.2017

Molhar ou não o creme dental antes de escovar os dentes?

Expert

Johnathan Marcondes

Johnathan Marcondes

CRO-PA: 4456

Cirurgião-Dentista formado pela Unioeste ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em 2005- pós graduado em lentes de contato dental e facetas de porcelana. Aplicação de toxina botulina (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, cirurgia de Bichectomia. Prótese - Odontologia Estética - Odontologia Digital. Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Membro da IFED- International Federation Esthetic Dentistry Proprietário da Clínica Top Dente.

Você costuma molhar o creme dental antes da escovação? Muita gente faz isso com o intuito de deixar a boca mais úmida e produzir bastante espuma durante toda a limpeza ou por puro hábito. Mas será que essa é a coisa certa a se fazer? Apesar de ser algo simples, uma atitude errada durante a higiene pode afetar a sua saúde bucal e, consequentemente, gerar uma série de problemas. Convidamos o dentista Johnathan Marcondes para esclarecer essa dúvida.

Pode ou não pode?

Mesmo que seja um hábito que você tenha aprendido porque simplesmente observou seus pais fazendo, o profissional avisa: molhar o creme dental não é indicado. Essa conduta pode atrapalhar a sua higiene bucal e colocar toda sua limpeza por água abaixo. Todo esse cenário fica ainda mais complicado quando a água é misturada com o excesso de creme. "Forma muita espuma, diminuindo o atrito da escova com a superfície do dente, além de dificultar a visualização da escovação”, alerta.

O que acontece quando molhamos o creme dental?

Segundo o especialista, a água adicionada ao creme dental vai fazer com que o produto fique mais diluído. Desta forma, ocorrerá a formação de mais espuma. Muita gente pensa que uma quantidade maior de espuma reflete em uma higiene melhor. Só que não é bem assim que funciona. “Todo esse processo faz o creme perder as suas características originais e, consequentemente, acaba não realizando seu efeito total”, diz o dentista. O mesmo acontece quando adicionamos um pouco de água no enxaguante para evitar a sensação de ardência na boca.

O correto a ser feito

De uma maneira geral, o correto é colocar a quantidade recomendada de creme nas cerdas, o que corresponde ao tamanho de uma ervilha, e não molhar a escova, muito menos o creme dental. Mas como a espuma pode ser feita? O dentista responde. “A própria saliva presente na boca é suficiente para promover a escovação”, garante.

Viu só? não é necessário acrescentar água no seu creme. Basta caprichar bastante nos movimentos que a saliva vai manter sua boca umedecida durante toda a higiene. Com essa atitude, seu sorriso ficará sempre limpinho e saudável.

Não esqueça do fio dental e enxaguante

Não deixe de usar as outras ferramentas do seu kit de higiene. Antes da escovação, não se esqueça de passar o fio dental entre todos os dentes, principalmente nos molares que acumulam bastante restinhos de comida. Depois, finalize com o enxaguante bucal sem álcool para manter sua boca protegida das bactérias e sem aquela sensação chatinha de ardência.

Mais Matérias: Creme Dental
Conheça os diferentes tipos de cremes dentais: para gengiva, sensibilidade, branqueadores... (com infográfico)
Creme Dental
Conheça os diferentes tipos de cremes dentais: para gengiva, sensibilidade, branqueadores... (com...
Escovar os dentes é uma forma de autocuidado . Esse hábito ajuda a prevenir seu sorriso do acúmulo da placa bacteriana, causadora de vários problemas na cavidade bucal - como cáries, gengivite, periodontite e mau hálito. Para praticar uma boa higiene, além da escova também é preciso investir...
Pasta de dente pode ajudar a combater a gengivite e a doença periodontal?
Creme Dental
Pasta de dente pode ajudar a combater a gengivite e a doença periodontal?
Depois da escova de dentes, o creme dental é um dos principais agentes para acabar com a placa bacteriana ....
com a participação de:
Robson Caumo
CRO-RJ: 30043
Cremes dentais que regeneram os dentes: conheça essa tecnologia odontológica
Creme Dental
Cremes dentais que regeneram os dentes: conheça essa tecnologia odontológica
O creme dental é uma das principais ferramentas no ritual da escovação . Além de ajudar...
com a participação de:
Diego Limoeiro
CRO-RJ: 31146
Creme dental clareador com carvão pode ajudar na sensibilidade dentária?
Creme Dental
Creme dental clareador com carvão pode ajudar na sensibilidade dentária?
Você já deve ter ouvido falar que o creme dental com carvão é a novidade que promete bombar no mercado, né? São muitas as vantagens desse produto para a sua saúde bucal, e o que não falta são motivos para você adicioná-lo à sua listinha de compras. No entanto, a gente...
Pasta de dente com carvão: devo investir nesse produto? Veja como ele pode mudar o seu sorriso!
Creme Dental
Pasta de dente com carvão: devo investir nesse produto? Veja como ele pode mudar o seu sorriso!
Produtos com carvão ativado estão mais em alta do que nunca! Alguns ajudam a melhorar o aspecto da pele - como as máscaras de argila -, enquanto outros servem para dar mais brilho o cabelo. Mas a novidade mesmo são os cremes dentais com carvão , uma alternativa incrível para cuidar da sua saúde bucal!...
Pasta de dente: entenda a importância, os tipos e curiosidades sobre esse produto de higiene bucal
Creme Dental
Pasta de dente: entenda a importância, os tipos e curiosidades sobre esse produto de higiene bucal
Com uma variedade imensa de pastas de dente no mercado, se torna até difícil escolher qual é a melhor opção para você, né? Com carvão ativado , branqueadoras, infantis, para o controle de placa… Cada uma tem o seu diferencial e propriedades específicas para transformar o seu sorriso,...