Eles aparecem por volta dos 17 aos 25 anos, mas mesmo depois da maioridade ainda podem dar muita dor de cabeça para algumas pessoas. Por trás dos famosos dentes do juízo, os sisos, existem muitas dúvidas que vão desde o seu nascimento até a decisão de extraí-los ou não. Para acabar de vez com esse ponto de interrogação, o Sorrisologia junto com o profissional Cláudio Rêgo Fortes vão esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre estes dentes.

Quem já extraiu um siso precisa tirar todos os outros?

Mito. Nem sempre o paciente precisa extrair um ou todos os sisos. Se esses molares nascerem normalmente, sem atrapalhar os demais parceiros e não causando nenhuma complicação, a cirurgia não será necessária. Mas existem alguns casos que sua remoção é indicada, como em um tratamento ortodôntico. "Se o paciente teve indicação para extração em função de uso de aparelho vai depender de caso a caso", explica Cláudio.

O siso pode atrapalhar a movimentação da boca, a fala e a respiração?

Verdade. Mas o profissional afirma que isso vai depender de alguns fatores do nascimento. "Se sua posição estiver atrapalhando a harmonia oclusal (mordida) e articular (mal posicionado) pode trazer uma série de problemas". Por isso se a erupção desses dentes atrapalhar seu universo bucal de alguma forma é importante procurar seu dentista.

O siso sempre causa dor quando está nascendo?

Mito. "O siso pode aparecer na boca sem trazer transtorno, vai depender de espaço", garante o especialista. Para não causar esse e outros problemas, como uma infecção no local em que o dente está nascendo, uma consulta ao dentista é sempre muito válida. Até mesmo para verificar como está a erupção e, se necessário, receitar algumas medicações e formas de higiene capazes de aliviar os incômodos.

É possível nascer sem os sisos ou com apenas alguns deles?

Verdade. Cláudio conta que isso é muito comum ultimamente e que ao longo do tempo esse fator só irá aumentar. "A tendência do ser humano, na sua evolução genética, no futuro iremos deixar de ter não só o siso, como os dentes pré-molares e os incisivos laterais", destaca.

Sisos podem atrapalhar o alinhamento dos outros dentes?

Verdade. A força da erupção dos sisos pode desalinhar, apinhar dentes vizinhos e até mesmo atrapalhar o tratamento ortodôntico. "Em alguns casos, em função de sua posição, se faz necessário sua extração para abrir espaço para acomodação dos outros dentes na arcada".

Os novos dentes também precisam de cuidados

Por ficarem bem escondidinhos na boca, muitas vezes esquecemos ou temos uma grande dificuldade de realizar a higiene dos sisos. Para não ter nenhum obstáculo, que tal usar uma escova mais flexível a sua boca? Ela possui lados que se adaptam aos contornos dos seus dentes e gengivas, removendo a placa bacteriana dos lugares mais difíceis de serem alcançados. Ideal para a limpeza dos seus novos dentes.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Cláudio de Sá Rêgo Fortes - Cirurgião-dentista
Rio de Janeiro-RJ
CRO-RJ 13115